Buscar

Sobre a chamada supremacia constitucional, é correto afirmar que: 1. Normas constitucionais são todas equivalentes quando consideramos a hierarquia...

Sobre a chamada supremacia constitucional, é correto afirmar que:
1. Normas constitucionais são todas equivalentes quando consideramos a hierarquia e dotadas de supremacia formal em relação às demais.
1. Normas constitucionais são todas equivalentes quando consideramos a hierarquia e dotadas de supremacia formal em relação às demais. (X) GABARITO
2. Para assegurar essa supremacia não é necessário um controle de constitucionalidade sobre as leis e os atos normativos.
3. A constituição não se coloca no vértice do sistema jurídico do país, e os poderes estatais são legítimos independentemente de quem os estruture.
4. Na constituição do tipo flexível, existe supremacia formal da constituição, porque há distinção entre os processos legislativos de elaboração das normas.
5. Só há supremacia formal na constituição costumeira quando for a regra da rigidez constitucional que esteja em vigor.

Essa pergunta também está no material:

Questionário AVA - Unidade I - Teoria e Fund Const
4 pág.

Teoria Constitucional Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: "Normas constitucionais são todas equivalentes quando consideramos a hierarquia e dotadas de supremacia formal em relação às demais." Isso significa que todas as normas constitucionais têm a mesma importância e estão acima das demais normas do ordenamento jurídico, incluindo as leis e atos normativos. Para assegurar essa supremacia, é necessário um controle de constitucionalidade sobre as leis e atos normativos. A Constituição está no vértice do sistema jurídico do país e os poderes estatais são legítimos apenas se estiverem em conformidade com a Constituição. Na constituição do tipo flexível, também há supremacia formal da Constituição, mas há diferenças nos processos legislativos de elaboração das normas. Já na constituição costumeira, a supremacia formal só existe se a regra da rigidez constitucional estiver em vigor.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais