Buscar

Questão 2/10 - Organização Municipal e Política Urbana “Existe necessidade de se assegurar os bens imóveis públicos, como patrimônio coletivo. É c...

Questão 2/10 - Organização Municipal e Política Urbana

“Existe necessidade de se assegurar os bens imóveis públicos, como patrimônio coletivo. É certo, porém, que da ocupação irregular e desordenada do espaço decorrem consequências sociais, econômicas e ambientais, especialmente pela costumeira falta de condições básicas de infraestrutura naqueles locais. Isso se dá, evidente, por conta da histórica e grave crise habitacional que assola o país, que força um fluxo cada vez maior de pessoas a se direcionar e se concentrar nos grandes centros urbanos.”.

PEREIRA, M. M. A concessão de uso especial para fins de moradia e a máxima da proporcionalidade. Revista da Faculdade de Direito, Uberlândia, MG, v. 48, n. 2, pp. 424-437, jul./dez. 2020, p. 424-425

De acordo com os estudos realizados sobre Concessão de Uso Especial de Moradia, assinale a alternativa correta:

A São diretrizes presentes no Estatuto da Cidade para garantir que o desenvolvimento urbano seja realizado considerando critérios socioambientais, como por exemplo, a promoção da eficiência energética.
B É um instrumento que visa tornar mais clara e acessível a normatização relacionada à gestão urbana, incentivando a simplificação dos processos e procedimentos, reduzindo a burocracia e facilitando o entendimento e a aplicação das regras urbanísticas.
C É um princípio que estabelece mecanismos para que o poder público seja ressarcido pelos investimentos realizados na valorização de áreas urbanas.
D É um dispositivo que pode ocorrer em terrenos públicos ou particulares, de forma onerosa ou gratuita, por tempo determinado ou indeterminado, com a finalidade de promover a urbanização, a industrialização, o plantio ou qualquer outra utilização de interesse social.
E É um dispositivo que representou um marco para a regularização de assentamentos irregulares e o acesso à moradia digna. Inicialmente previsto no Estatuto da Cidade, esse instrumento previa a regularização unilateral e automática de todos os casos de usucapião no país.

Essa pergunta também está no material:

Apol II organização municipal
16 pág.

Gestão Pública Municipal Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "É um dispositivo que pode ocorrer em terrenos públicos ou particulares, de forma onerosa ou gratuita, por tempo determinado ou indeterminado, com a finalidade de promover a urbanização, a industrialização, o plantio ou qualquer outra utilização de interesse social." A Concessão de Uso Especial para fins de Moradia é um instrumento que permite a regularização fundiária de áreas urbanas ocupadas por população de baixa renda, que não possuem título de propriedade, mas que já possuem uma moradia construída. Através desse instrumento, é possível conceder o direito de uso do imóvel para o ocupante, seja ele particular ou público, por tempo determinado ou indeterminado, mediante o pagamento de uma taxa ou não, com a finalidade de promover a urbanização e a regularização fundiária dessas áreas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais