Buscar

A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual. O professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para...

A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual. O professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena, é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.
I. ( ) um ensino sistemático, com base no padrão tradicional de alfabetização e com foco no método sintético e nas cartilhas, tem resultados excelentes na aprendizagem e sucesso escolar da criança, preparando-a para ser um cidadão completo.
II. (X) permitir que a criança tenha seu próprio ritmo de aprendizagem e oportunizar brincadeiras e jogos que promovam a alfabetização são atitudes importantes no processo de alfabetização e de socialização da criança, bem como para sua autoafirmação como pessoa com direitos e deveres.
III. ( ) Conhecer as teorias da Educação relacionadas a alfabetização, ser uma pessoa consciente sobre a responsabilidade social que cada um de nós tem e do papel fundamental do professor como formador de uma consciência crítica no aluno, são aspectos secundários no processo de alfabetização e letramento.

Essa pergunta também está no material:

ativ 4
1 pág.

Fundamentos e Metodologias da Alfabetização Centro Universitário da Grande DouradosCentro Universitário da Grande Dourados

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a II: permitir que a criança tenha seu próprio ritmo de aprendizagem e oportunizar brincadeiras e jogos que promovam a alfabetização são atitudes importantes no processo de alfabetização e de socialização da criança, bem como para sua autoafirmação como pessoa com direitos e deveres. O texto destaca a importância de uma concepção de alfabetização que vá além do domínio do código linguístico, valorizando a formação para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a alternativa II destaca a importância de permitir que a criança tenha seu próprio ritmo de aprendizagem e de oportunizar brincadeiras e jogos que promovam a alfabetização, o que contribui para a socialização da criança e para sua autoafirmação como pessoa com direitos e deveres. As alternativas I e III não condizem com a concepção de alfabetização apresentada no texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais