Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Humanas / Sociais
Considerando o livro-base Cálculo diferencial e integral de várias variáveis, a respeito da sequência an=3+7n2n+n2 , pode-se afirmar que: A é convergente com limite 3. B é convergente com limite 7. C é convergente com limite 10. D é divergente. E é convergente com limite infinito.
User badge image
Roseli Rodrigues

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para analisar a sequência \( a_n = 3 + \frac{7n}{2n + n^2} \), vamos simplificá-la e encontrar o limite quando \( n \) tende ao infinito. Primeiro, podemos reescrever a parte fracionária: \[ \frac{7n}{2n + n^2} = \frac{7n}{n^2(1 + \frac{2}{n})} = \frac{7}{n(1 + \frac{2}{n})} \] Quando \( n \) tende ao infinito, \( \frac{2}{n} \) tende a 0, então: \[ \frac{7}{n(1 + \frac{2}{n})} \to 0 \] Portanto, a sequência se torna: \[ a_n = 3 + 0 = 3 \] Assim, o limite da sequência \( a_n \) quando \( n \) tende ao infinito é 3. Dessa forma, a alternativa correta é: A) é convergente com limite 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a sequência an=3+7n2n+n2, podemos afirmar que a sequência é divergente. Portanto, a alternativa correta é a letra D) é divergente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A integração definida permite, além de calcular o valor total de grandezas físicas, calcular a área de uma região específica definida por um determinado conjunto de curvas.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Cálculo diferencial e integral a várias variáveis, o valor da área de uma superfície cônica gerada pela revolução do segmento de reta dado pela equação y=4x, no intervalo fechado [0,2], em torno do eixo das abscissas é dada por:
A 16π
B 16π√17 u.a.
C √17 u.a.
D √17π u.a.
E 2√17 u.a.

Considere a região R delimitada pela reta y=x+2 e pela parábola y=x2.
O valor da área de R é
A 52u.a.
B 132u.a.
C 29u.a.
D 92u.a.
E 72u.a.

Considerando o livro-base Cálculo diferencial e integral de várias variáveis, a alternativa que corresponde ao valor da área da região R limitada pelas curvas y=x2 e y=√x, do gráfico a seguir, é
A 13u.a.
B 23u.a.
C 43u.a.
D 53u.a.
E 73u.a.

A operação de derivada parcial permite encontrar a derivada de uma função de várias variáveis em relação a uma de suas outras funções. A estratégia para o cálculo é considerar todas as outras variáveis como constantes e aplicar as regras de derivação como habitualmente.
Assinale a alternativa correta que corresponde às derivadas parciais da função f(x,y,z)=3x2+4xy−3zy.
A ∂f∂x=6x+4y;∂f∂y=4x−3z;∂f∂z=−3y.
B ∂f∂x=2x+5z;∂f∂y=−3y−2z;∂f∂z=−2x.
C ∂f∂x=5x−2y;∂f∂y=2x+5y;∂f∂z=3x.
D ∂f∂x=2y+5z;∂f∂y=x−z;∂f∂z=−y.
E ∂f∂x=x+4;∂f∂y=x+y;∂f∂z=z.

A função da derivada parcial em relação a um valor xi é a derivada de f em relação a xi uma vez que admitamos todas as outras variáveis como constantes.
Considere a função: f(x,y,z) = 3x + 5y -6z. De acordo com os conteúdos da Aula 3 - Tema: Derivadas parciais, ao calcular as derivadas parciais da função acima, obtemos:
A fx = 3; fy = 5; fz = -6.
B fx = -3; fy = -5; fz = -6.
C fx = 5; fy = 3; fz = 6.
D fx = 6; fy = 5; fz = -3.
E fx = -6; fy = 5; fz = 3.

Mais conteúdos dessa disciplina