Buscar

Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a ...

Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. Agora marque a sequência correta: E - F – V – V. Você acertou! A afirmativa I é Falsa, visto que “Defectologia: provavelmente do lat. defrctus —us, de defectum, supino de deficere II defeituOSOctuoso XV. ‘Falta, imperfeição, ou deformidade” (Cunha, 1998, p. 243, grifo do original). No início do século XX, era a área de conhecimento designada ao estudo dos processos compensatórios, que permitiam ao deficiente transpor suas deficiências por meio da análise de suas reações físicas e psicológicas (Vygotski, 1997).” (p. 162 a 165). Já as afirmativas II e III são Verdadeiras: “Assim, em razão de tais práticas voltadas somente à análise das limitações das pessoas com deficiência, adotadas pela defectologia antiga e das escolas especiais de sua época, Vygotski (1997) estabelece a necessid ade de uma nova prática, a DEFECTOLOGIA2 MODERNA, que auxilia na criação dc instrumentos culturais especiais e adaptados à estrutura psicológica da criança com deficiência, bem como na utilização de procedimentos pedagógicos especiais que levem essa mesma criança a dominar esses instrumentos. (p. 162 a 165).e “Dessa forma, diante das ideias de uma defectologia moderna, poderíamos denominar e explicar o que ocorre no processo de desenvolvimento da criança para, então, estabelecermos os ciclos e as metamorfoses do desenvolvimento e chegarmos à descoberta das leis da diversidade. Desse modo, o profissional, ao trabalhar com a criança com deficiência, compreenderia que, independentemente da deficiência, essa criança se desenvolve como qualquer outra, mas de um modo particular.” (p. 162 a 165)
I – (F ) O termo “defectologia” significa a capacidade que um a pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente à determinadas situações.
II – ( V ) Os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados as pessoas com deficiência.
III –( V ) A partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular.
E - F – V – V

Essa pergunta também está no material:

APOL EM CASA 1 TENTATIVA  08010 2017 FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
92 pág.

Fundamentos Psicológicos da Educação Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é E - F - V - V. A afirmativa I é falsa, pois o termo "defectologia" não significa a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente a determinadas situações, mas sim a área de conhecimento designada ao estudo dos processos compensatórios que permitiam ao deficiente transpor suas deficiências por meio da análise de suas reações físicas e psicológicas. Já as afirmativas II e III são verdadeiras, pois os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados às pessoas com deficiência e, a partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais