Buscar

O texto de VILLARDI, CYRINO & BERBEL (2015, p. 71), traz o relato de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina que identificaram demandas e el...

O texto de VILLARDI, CYRINO & BERBEL (2015, p. 71), traz o relato de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina que identificaram demandas e elaboraram projetos de intervenção em comunidades, como parte das atividades de uma disciplina interprofissional:

[...] Visitamos a comunidade para levantar quais seriam suas principais demandas, quais eram as suas principais dificuldades. (A33-Med)

[...] Nós conversamos, trazendo à tona o que poderia ser a causa de tantas pessoas com dislipidemia e como poderíamos construir uma solução viável e prática para os pacientes. (A20-Enf)

[...] Conhecemos a comunidade e conseguimos enxergar com outros olhos os problemas e quais irão ser as intervenções. (A7-Enf)

(In: VILLARDI, M. L.; CYRINO, E. G. e BERBEL, N. A. N. A problematização em educação em Saúde: percepções dos professores tutores e alunos. 1.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626.pdf>. Acesso em: 04/02/2020.)

 

 Quanto à elaboração e apresentação de um projeto de intervenção em uma comunidade, é fundamental:


a.

Que o profissional reproduza projetos de intervenção já realizados em outros contextos, para garantir sua efetividade e resolutividade.


b.

Que o profissional de saúde invente novos recursos de intervenção para cada comunidade, preferencialmente a partir das novas demandas que sempre surgem.


c.

Que o profissional utilize prioritariamente sua criatividade e intuição na elaboração das ações, uma vez que não há como planejar de forma sistemática.


d.

Que o profissional utilize estratégias sistematizadas para a coleta de informações e levantamento das demandas, mas priorize a intuição na elaboração da intervenção.


e.

Que o profissional respeite a sistematização oficial de projetos de intervenção, validadas pela comunidade científica, para a coleta de informações e o planejamento.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais