Buscar

Define-se esta condição como sendo uma lesão do plexo braquial ao nascimento que traduz-se clinicamente por perturbação motora e sensitiva do membr...

Define-se esta condição como sendo uma lesão do plexo braquial ao nascimento que traduz-se clinicamente por perturbação motora e sensitiva do membro superior acometido dependente de lesão dos nervos que constituem o plexo braquial. A lesão é provocada pelo estiramento dos troncos nervosos ou avulsão radicular que pode ocorrer durante o trabalho de parto. Considere as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA em relação a doença descrita.
a- A doença descrita acima é considerada uma doença musculoesquelética e, em todos os casos desta patologia há sempre comprometimento motor, mas a sensibilidade no membro superior afetado sempre é preservada.
b- Com relação à avaliação fisioterapêutica nestes pacientes, não é necessário avaliar a manifestação dos reflexos primitivos do lactente, nem tão pouco a aquisição das habilidades motoras normais, pois nem a atividade reflexa e nem o desenvolvimento motor serão afetados pela doença.
c- Paralisia da mão com ausência do reflexo de preensão palmar, sendo referida como 'bom ombro, má mão', é característica da Paralisia Alta ou de Erb-Duchene.
d- A doença descrita acima é denominada Paralisia Obstétrica ou Paralisia Braquial Obstétrica (PBO) e uma das classificações inclui a Paralisia Alta ou de Erb-Duchene. Neste caso, há lesão nas raízes mais altas do plexo braquial (C5 a C7) e ao exame físico, o membro superior acometido do lactente apresenta a postura característica em 'gorjeta do garçom'.
e- Clinicamente a Paralisia Baixa ou de Klumpke atinge as raízes superiores (C5 a C7) e corresponde a forma mais comum de apresentação da doença, caracterizada pela presença da mão 'em garra'.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando de saúde da criança
37 pág.

Saúde da Criança Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa verdadeira é a letra D: "A doença descrita acima é denominada Paralisia Obstétrica ou Paralisia Braquial Obstétrica (PBO) e uma das classificações inclui a Paralisia Alta ou de Erb-Duchene. Neste caso, há lesão nas raízes mais altas do plexo braquial (C5 a C7) e ao exame físico, o membro superior acometido do lactente apresenta a postura característica em 'gorjeta do garçom'". As outras alternativas estão incorretas, pois: a) A doença não é considerada musculoesquelética e pode haver comprometimento da sensibilidade no membro afetado. b) É necessário avaliar a manifestação dos reflexos primitivos do lactente e a aquisição das habilidades motoras normais. c) A "bom ombro, má mão" é característica da Paralisia Alta ou de Erb-Duchene, não da doença descrita acima. e) A Paralisia Baixa ou de Klumpke atinge as raízes inferiores (C8 e T1) do plexo braquial e não é a forma mais comum de apresentação da doença.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando