Buscar

“O ensino de história possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade. Assim, é...

“O ensino de história possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade. Assim, é primordial que o ensino de história estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais se constituem como nacionais.” (PCNEF vol. 5.1, p. 26) Isso significa que:
A noção de identidade deve ser trabalhada nas múltiplas relações que possam ser estabelecidas no tempo e no espaço, para que o educando possa se tornar agente histórico.
a. O ensino de história deve garantir a princípio a formação de identidades particulares, para que possa paulatinamente, chegar à noção de identidade nacional.
b. O professor deve conceituar e explicar a importância da identidade, para que o aluno possa ter um caráter e uma conduta de acordo com os princípios da convivência social.
c. O ensino de história deve garantir, primeiramente, a noção de identidade nacional, e posteriormente se ater às individualidades particulares.
d. A noção de identidade deve ser trabalhada nas múltiplas relações que possam ser estabelecidas no tempo e no espaço, para que o educando possa se tornar agente histórico.
e. O ensino de história exige o conhecimento da humanidade em todos os tempos, para que o aluno estabeleça relações com a atualidade.

Essa pergunta também está no material:

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d": A noção de identidade deve ser trabalhada nas múltiplas relações que possam ser estabelecidas no tempo e no espaço, para que o educando possa se tornar agente histórico. Isso significa que o ensino de história deve estabelecer relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais se constituem como nacionais, para que o aluno possa compreender a sua própria identidade e a dos outros, e assim, se tornar um agente histórico capaz de compreender e atuar na sociedade em que vive.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais