Buscar

Em 1895, Émile Durkheim lançou o livro As regras do método sociológico, indicando como deveria ser a abordagem dos problemas sociais e estabelecend...

Em 1895, Émile Durkheim lançou o livro As regras do método sociológico, indicando como deveria ser a abordagem dos problemas sociais e estabelecendo regras de análise dos fenômenos. Dois anos mais tarde, Durkheim publicou O Suicídio, fruto de uma pesquisa sobre as reais causas dos suicídios.
Sobre tal pesquisa, pode-se afirmar que:

a. O suicídio do tipo egoísta ocorre em cenários onde as relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida. Utilizando fatos da história recente, tal suicídio pode ser exemplificado através da ação dos terroristas muçulmanos que sequestraram e colidiram um avião com o World Trade Center em Nova Iorque, em 2001.
b. Foi classificado pelo autor em quatro tipos: anômico, fatalista, individualista e altruísta.
c. Durkheim constatou que o suicídio é um ato inteiramente individual, fruto de situações isoladas e desespero, portanto sem a influência de fatores sociais.
d. Foi constatado que o suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero, e é fortemente influenciado por fatores sociais, demonstrando a influência de fatores sociais na vida dos indivíduos e a importância de estudá-los para compreender a dinâmica da vida social.
e. Foi provado que o suicídio do tipo altruísta ocorre quando existe um grau muito baixo de integração social, de forma que as ações individuais não dizem respeito aos interesses do grupo e sim apenas aos interesses pessoais.

Essa pergunta também está no material:

AOP 03 ESTUDOS SOCIOANTROPOLOGICOS_ UVV
4 pág.

Fundamentos Socioantropológicos Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. Durkheim constatou que o suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero, e é fortemente influenciado por fatores sociais, demonstrando a influência de fatores sociais na vida dos indivíduos e a importância de estudá-los para compreender a dinâmica da vida social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais