Buscar

Alcenos, alcinos e álcoois são exemplos de classes de compostos orgânicos bastante reativa, as quais participam de muitos tipos de reação. Já étere...

Alcenos, alcinos e álcoois são exemplos de classes de compostos orgânicos bastante reativa, as quais participam de muitos tipos de reação. Já éteres de cadeia aberta, apesar de constituir uma função orgânica oxigenada, apresentam-se como moléculas pouco reativas. Apesar disso, tanto álcoois, alcenos, alcinos e éteres reagem frente a ácidos halogenados, por exemplo a reação de um álcool com HCl.

 

 

Assinale a alternativa CORRETA quanto as características da reação de alcenos, alcinos, álcoois e éteres com ácidos halogenados:

Selecione uma alternativa:

a)

A reação de um álcool com ácido halogenado ocorre via intermediário carbocátion, com a liberação de uma molécula de água, por essa razão só ocorrendo com álcoois secundários.

b)

Éteres de cadeia aberta e cíclicos reagem com ácidos halogenados somente na presença de um excesso deste.

c)

A reação de alcenos e alcinos com ácidos halogenados se inicia pela adição eletrofílica de um próton insaturação, seguindo a regra de Markovnikov, com a adição do hidrogênio ao carbono mais substituído.

d)

Éteres são convertidos a álcoois e haletos de alquila pela reação com ácidos halogenados.



e)

Alcenos, alcinos, álcoois e éteres reagem com ácidos halogenados formando somente haletos de alquila.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais