Buscar

A descrição de cargos é o primeiro passo para a construção de um sistema de remuneração funcional. Esta atividade consiste em realizar o levantamen...

A descrição de cargos é o primeiro passo para a construção de um sistema de remuneração funcional. Esta atividade consiste em realizar o levantamento de todas as informações pertinentes aos cargos, tais como conhecimentos necessários, metodologias de trabalho, principais atribuições e responsabilidades requeridas para o bom desempenho das funções. A principal contribuição da descrição de cargos é explicitar o conteúdo do cargo e os requisitos necessários para o ocupante desempenhar o conjunto de tarefas pertinentes as suas funções de maneira adequada. Existem hoje no mercado, algumas metodologias disponíveis para realização dessa atividade, todas elas com vantagens e desvantagens em sua utilização, cabe à empresa escolher a que melhor se adeque a sua realidade. Dentre elas, a metodologia da entrevista com o ocupante do cargo é uma das mais utilizadas para o levantamento das informações para a elaboração das descrições dos cargos, ela prevê a realização de entrevistas em profundidade com os funcionários para compreensão da amplitude da atuação do profissional e posteriormente elaboração do documento de descrição de cargo. Como dito anteriormente, essas metodologias apresentam suas particularidades, pontos positivos e outros nem tanto. Tendo como base o conteúdo dessa disciplina quais seriam as vantagens e desvantagens da técnica de entrevista para a elaboração das descrições de cargo?

a. Como vantagem, a metodologia traria: maior interação com o entrevistado; melhor compreensão das atividades; informações mais precisas. Como desvantagem teríamos: custo elevado; exige treinamento para os entrevistadores; valorização excessiva dos entrevistados nos relatos das ações.
b. Como vantagem, a metodologia traria: método rápido e ágil, abrangente; melhor compreensão das atividades. Como desvantagem teríamos: requer a verificação das informações em loco, já que os funcionários tendem a omitir informações nas entrevistas; não possibilita informações para a aplicação coletiva, somente individualizada.
c. Como vantagem, a metodologia traria: a possibilidade de avaliar o desempenho do trabalhador; melhor compreensão da hierarquia organizacional; informações mais relevantes. Como desvantagem teríamos: morosidade no processo; exige que os funcionários se desloquem até a sala dos entrevistadores; informações imprecisas dadas pelos entrevistados.
d. Como vantagem, a metodologia traria: rapidez e facilidade na aplicação; economia de recursos financeiros; informações mais abrangentes. Como desvantagem teríamos: falta de interação com o entrevistado; possibilidade de informações imprecisas; não considera a visão do ocupante do cargo.
e. Como vantagem, a metodologia traria: maior interação com o entrevistado; melhor compreensão das atividades; informações mais precisas. Como desvantagem teríamos: custo elevado; exige treinamento para os entrevistadores; valorização excessiva dos entrevistados nos relatos das ações.

Essa pergunta também está no material:

QUIZ - CARGOS E SALARIOS
16 pág.

Cargos, Salários e Remuneração Estratégica Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a". Como vantagem, a metodologia traria: maior interação com o entrevistado; melhor compreensão das atividades; informações mais precisas. Como desvantagem teríamos: custo elevado; exige treinamento para os entrevistadores; valorização excessiva dos entrevistados nos relatos das ações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais