Buscar

Diante do caso apresentado e, conforme as leis civis do Brasil acerca do casamento nuncupativo, responda a alternativa correta: (a) Devido à urgên...

Diante do caso apresentado e, conforme as leis civis do Brasil acerca do casamento nuncupativo, responda a alternativa correta:

(a) Devido à urgência imposta pela situação, pode-se inclusive dispensar o certificado, a presença de autoridade celebrante, bem como de testemunhas (flexibilização máxima das solenidades).
(b) Caso o certificado ainda não tenha sido expedido a autoridade celebrante deve exigir a apresentação dos documentos, podendo dispensar, em face da urgência, os proclamas e as testemunhas (flexibilização máxima das solenidades).
(c) Devido à urgência imposta pela situação, pode-se inclusive dispensar o certificado e a presença de autoridade celebrante, sendo os próprios nubentes considerados celebrantes, quando se exigirá a presença de seis testemunhas que não sejam seus parentes em linha reta ou colateral até segundo grau (flexibilização máxima das solenidades).
(d) O casamento pode ser celebrado onde se encontrar o enfermo, ainda que à noite e não sendo necessário aumentar o número de testemunhas. Portanto, o casamento será acompanhado por duas testemunhas parentes ou não dos nubentes, aumentando-se para quatro as testemunhas apenas se o enfermo não souber ou não puder assinar o termo.
(e) Pressupõe que o certificado de habilitação já tenha sido expedido.

Essa pergunta também está no material:

AV2 - Direito de Família
6 pág.

Direito Civil V Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua pergunta parece ser sobre leis civis do Brasil acerca do casamento nuncupativo. Vamos analisar as alternativas: (a) Devido à urgência imposta pela situação, pode-se inclusive dispensar o certificado, a presença de autoridade celebrante, bem como de testemunhas (flexibilização máxima das solenidades). (b) Caso o certificado ainda não tenha sido expedido a autoridade celebrante deve exigir a apresentação dos documentos, podendo dispensar, em face da urgência, os proclamas e as testemunhas (flexibilização máxima das solenidades). (c) Devido à urgência imposta pela situação, pode-se inclusive dispensar o certificado e a presença de autoridade celebrante, sendo os próprios nubentes considerados celebrantes, quando se exigirá a presença de seis testemunhas que não sejam seus parentes em linha reta ou colateral até segundo grau (flexibilização máxima das solenidades). (d) O casamento pode ser celebrado onde se encontrar o enfermo, ainda que à noite e não sendo necessário aumentar o número de testemunhas. Portanto, o casamento será acompanhado por duas testemunhas parentes ou não dos nubentes, aumentando-se para quatro as testemunhas apenas se o enfermo não souber ou não puder assinar o termo. (e) Pressupõe que o certificado de habilitação já tenha sido expedido. A alternativa correta é a letra (c), pois de acordo com as leis civis do Brasil acerca do casamento nuncupativo, diante da urgência imposta pela situação, pode-se dispensar o certificado e a presença de autoridade celebrante, sendo os próprios nubentes considerados celebrantes, quando se exigirá a presença de seis testemunhas que não sejam seus parentes em linha reta ou colateral até segundo grau.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais