Buscar

Laura é uma farmaceutica que acaba de ser contratada para trabalhar como gestora em uma unidade basica de saude (UBS) em uma cidae litorânia, apos ...

Laura é uma farmaceutica que acaba de ser contratada para trabalhar como gestora em uma unidade basica de saude (UBS) em uma cidae litorânia, apos alguns meses de trabalho Laura percebeu que a comunidade apresena constantemente doenças caracteristicas enêmicas, como, por exemplo: malaria, leishmaniose, esquistossonose, febre amarela, dengue, doença de chagas, gripe A. Considerando a situação, Laura, em parceria com a vigilância ambiental do municipio, resolveu desenvolver um curso de aperfeiçoamento, destinado a agentes comunitarios de saúde, e agentes de combate as endemias, para que estes possam auxiliar na divulgação de informações e o combate dessas doenças Com base na situação exposta, monte um planejamento de curso para o aperfeiçoamento dos agentes de saúde?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para o planejamento do curso de aperfeiçoamento dos agentes de saúde, sugiro a seguinte estrutura: 1. Introdução - Apresentação da situação de saúde na comunidade e a importância do curso de aperfeiçoamento para o combate das doenças endêmicas. 2. Conceitos básicos - Definição de doenças endêmicas e sua relação com o ambiente. - Identificação dos principais vetores e hospedeiros das doenças endêmicas. 3. Prevenção e controle das doenças endêmicas - Medidas preventivas para evitar a proliferação dos vetores e hospedeiros das doenças endêmicas. - Técnicas de controle dos vetores e hospedeiros das doenças endêmicas. 4. Identificação e diagnóstico das doenças endêmicas - Sintomas e sinais das principais doenças endêmicas. - Métodos de diagnóstico das doenças endêmicas. 5. Tratamento das doenças endêmicas - Principais medicamentos utilizados no tratamento das doenças endêmicas. - Cuidados e orientações para o tratamento das doenças endêmicas. 6. Comunicação e mobilização social - Estratégias de comunicação e mobilização social para o combate das doenças endêmicas. - Papel dos agentes de saúde na divulgação de informações e mobilização da comunidade. 7. Encerramento - Avaliação do curso pelos participantes. - Agradecimentos e encerramento. O curso pode ser realizado em formato presencial ou online, com carga horária de 40 horas, distribuídas em 5 dias de atividades. É importante que o curso seja ministrado por profissionais capacitados e experientes na área de saúde pública e doenças endêmicas.

0
Dislike0
User badge image

Mineirinha GO

O curso de aperfeiçoamento deve reforçar a importância das parcerias intra e interinstitucionais no setor de saúde, agregando e disseminando informações relevantes para fazer frente às emergências em saúde pública, nesse caso, a gestão de endemias. Reforça ainda a necessidade de capacitação dos profissionais que, em uma situação de desastre, desempenharão atividades de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS). 

OBJETIVOS DO CURSO:

- Capacitar agentes locais de saúde em gestão de risco de desastres;

- Fomentar a reflexão sobre ameaças e vulnerabilidades;

- Possibilitar mapeamento dos riscos;

- Propiciar a construção de planos de intervenção nos territórios de atuação dos agentes.

METODOLOGIA:

​​​​​​​O curso de aperfeiçoamento terá carga horária de 180 horas, as quais serão divididas entre atividades presenciais, trabalho de campo e seminário de conclusão do curso. O material será disponibilizado gratuitamente e elaborado pelo farmacêutico responsável do projeto, em parceria com a vigilância ambiental.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais