Buscar

“O art. 48 do CPP prevê a indivisibilidade da ação penal de iniciativa privada; assim, “A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao...



“O art. 48 do CPP prevê a indivisibilidade da ação penal de iniciativa privada; assim, “A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos, e o Ministério Público velará pela sua indivisibilidade.” (Brasil, 1941)”.


Fonte: Aula 03, Tema 03, Texto da Aula.

Embasado nos estudos realizados na disciplina de Elementos do Processo Penal, analise as alternativas abaixo e, depois, assinale a que apresenta as informações corretas sobre a proposta de renúncia com relação ao princípio da indivisibilidade. 


AOs coautores do processo são os únicos beneficiários em caso de renúncia, devido a sua baixa periculosidade.

BÉ irretratável a renúncia em qualquer caso devido a indivisibilidade da ação penal de iniciativa pública e privada.

CO princípio da indivisibilidade considera a renúncia um ato público e que pode ser utilizado em qualquer momento da ação penal para beneficiar os autores, exceto aos coautores constantes no processo.

DA renúncia, em casos com mais de um autor de conduta delituosa, irá favorecer apenas aquele a quem a renúncia foi proclamada.

EvCaso seja proposta a renúncia a qualquer um dos autores da conduta considerada delituosa, a todos os demais autores e coautores também se estenderão os seus efeitos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos estudos realizados na disciplina de Elementos do Processo Penal, a alternativa correta sobre a proposta de renúncia com relação ao princípio da indivisibilidade é a letra E: "Caso seja proposta a renúncia a qualquer um dos autores da conduta considerada delituosa, a todos os demais autores e coautores também se estenderão os seus efeitos."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais