Logo Passei Direto
Buscar
Essa tirinha tem como tema a nova ortografia da língua portuguesa e os diversos tipos de linguagem hoje existentes. A situação apresentada no último quadrinho indica que
A O sobrinho não compreendeu a linguagem mais conservadora utilizada pelo tio.
B O tio não está familiarizado com a linguagem dos chats e de mensagens instantâneas.
C A informalidade presente na linguagem do sobrinho impede a comunicação com o tio.
D O tio deve evitar utilizar a norma padrão da língua no contexto da internet.
E O sobrinho desconhece a norma padrão da língua portuguesa.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para analisar a tirinha e as opções apresentadas, precisamos considerar a relação entre as gerações e os diferentes tipos de linguagem que surgem com a nova ortografia e a comunicação digital. Vamos analisar as alternativas: A) O sobrinho não compreendeu a linguagem mais conservadora utilizada pelo tio. - Essa opção sugere que o sobrinho não entende a linguagem do tio, mas pode não ser o foco principal da tirinha. B) O tio não está familiarizado com a linguagem dos chats e de mensagens instantâneas. - Essa opção pode ser válida, especialmente se a tirinha mostra o tio tendo dificuldades com a linguagem mais moderna. C) A informalidade presente na linguagem do sobrinho impede a comunicação com o tio. - Essa opção sugere que a informalidade é um obstáculo, o que pode ser um ponto importante, mas não necessariamente o tema central. D) O tio deve evitar utilizar a norma padrão da língua no contexto da internet. - Essa opção é mais sobre a adequação da norma padrão, mas não necessariamente reflete a situação apresentada. E) O sobrinho desconhece a norma padrão da língua portuguesa. - Essa opção sugere que o sobrinho não conhece a norma padrão, o que pode ser uma interpretação válida, mas não necessariamente a única. Considerando as opções, a que parece mais alinhada com a ideia de que o tio pode não estar familiarizado com a linguagem moderna e que isso pode gerar uma barreira de comunicação é a opção B: "O tio não está familiarizado com a linguagem dos chats e de mensagens instantâneas." Portanto, a resposta correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A situação apresentada no último quadrinho indica que o tio não está familiarizado com a linguagem dos chats e de mensagens instantâneas, portanto a alternativa correta é: B) O tio não está familiarizado com a linguagem dos chats e de mensagens instantâneas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

1. (Enem 2017) Pela primeira vez na vida teve pena de haver tantos assuntos no mundo que não compreendia e esmoreceu. Mas uma mosca fez um ângulo reto no ar, depois outro, além disso, os seis anos são uma idade de muitas coisas pela primeira vez, mais do que uma por dia e, por isso, logo depois, arribou. Os assuntos que não compreendia eram uma espécie de tontura, mas o Ilídio era forte. Se calhar estava a falar de tratar da cabra: nunca esqueças de tratar da cabra. O Ilídio não gostava que a mãe o mandasse tratar da cabra. Se estava ocupado a contar uma história a um guarda-chuva, não queria ser interrompido. Às vezes, a mãe escolhia os piores momentos para chamá-lo, ele podia estar a contemplar um segredo, por isso, assustava-se e, depois, irritava-se. Às vezes, fazia birras no meio da rua. A mãe envergonhava-se e, mais tarde, em casa, dizia que as pessoas da vila nunca tinham visto um menino tão velhaco. O Ilídio ficava enxofrado, mas lembrava-se dos homens que lhe chamavam reguila, diziam ah, reguila de má raça. Com essa memória, recuperava o orgulho. Era reguila, não era velhaco. Essa certeza dava-lhe forças para protestar mais, para gritar até, se lhe apetecesse. PEIXOTO, J. L. Livro. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. No texto, observa-se o uso característico do português de Portugal, marcadamente diferente do uso do português do Brasil. O trecho que confirma essa afirmação é:
A “Pela primeira vez na vida teve pena de haver tantos assuntos no mundo que não compreendia e esmoreceu.”
B “Os assuntos que não compreendia eram uma espécie de tontura, mas o Ilídio era forte.”
C “Essa certeza dava-lhe forças para protestar mais, para gritar até, se lhe apetecesse.”
D “Se calhar estava a falar de tratar da cabra: nunca esqueças de tratar a cabra.”
E “O Ilídio não gostava que a mãe o mandasse tratar a cabra.”

Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que

A o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
B os estudos clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
C a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
D a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada.
E para os estudos linguísticos, os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.

De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que
A existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta.
B mandioca é nome específico para a espécie existente na região amazônica.
C “pão-de-pobre” é a designação específica para a planta da região amazônica.
D os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região.
E a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.

Mais conteúdos dessa disciplina