Buscar

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química sobre geometria molecular e polaridade, ass...

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química sobre geometria molecular e polaridade, assinale a alternativa correta.



Dados: 6C, 16S, 5B, 17Cl, 8­O, 7N, ­1H, 14Si.

A) CO2 é uma molécula que possui ligações polares e geometria angular, por isso a molécula é polar. Dessa forma, o dióxido de carbono é muito solúvel na água.

B) Moléculas como o BCl3 e o SO3 são apolares e apresentam geometria piramidal trigonal como a molécula de NH3.

C) O metano (CH4), o tetracloreto de silício (SiCl4) e o tetracloreto de carbono (CCl4) são compostos moleculares que possuem geometria tetraédrica e são compostos apolares.

D) As moléculas de geometria piramidal trigonal são polares e apresentam 6 átomos ligados diretamente ao átomo central.

E) Para que uma molécula seja octaédrica ela deve apresentar um átomo central ligado a quatro outros átomos. Essas moléculas são caracterizadas por serem apolares.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) CO2 é uma molécula que possui ligações polares e geometria angular, por isso a molécula é polar. Dessa forma, o dióxido de carbono é muito solúvel na água. B) Moléculas como o BCl3 e o SO3 são apolares e apresentam geometria piramidal trigonal como a molécula de NH3. C) O metano (CH4), o tetracloreto de silício (SiCl4) e o tetracloreto de carbono (CCl4) são compostos moleculares que possuem geometria tetraédrica e são compostos apolares. D) As moléculas de geometria piramidal trigonal são polares e apresentam 6 átomos ligados diretamente ao átomo central. E) Para que uma molécula seja octaédrica ela deve apresentar um átomo central ligado a quatro outros átomos. Essas moléculas são caracterizadas por serem apolares. A alternativa correta é a letra C. O metano (CH4), o tetracloreto de silício (SiCl4) e o tetracloreto de carbono (CCl4) são compostos moleculares que possuem geometria tetraédrica e são compostos apolares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais