Buscar

É correto afirmar que: a) O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo de competência dos estados e incide sobre os serviços prestado...

É correto afirmar que:
a) O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo de competência dos estados e incide sobre os serviços prestados pelas empresas – pessoas jurídicas, ou pelos profissionais autônomos, desde que o fato gerador do serviço já não seja de competência tributária do Estado ou da União. (CORRETO)
b) Por exemplo, os serviços de telecomunicações, geração e fornecimento de energia elétrica, transportes, etc., que não são tributados pelo ICMS devido ao fato de já serem tributados pelo Estado ou pela União. (ERRADO)
c) Em outras palavras, o fato gerador desses serviços não é de competência dos municípios e ficam fora do campo da incidência do ISS. (CORRETO)
d) É importante mencionar que alguns elementos são essenciais para ocorrer o fato gerador do ISS, de forma que a inexistência de qualquer deles torne impossível a incidência tributária. São eles, a efetividade e habitualidade do serviço prestado, autonomia do serviço prestado, assim entendido o serviço realizado em nome próprio e a finalidade da atividade prestada. (CORRETO)
e) O ISS, mesmo sendo de competência dos municípios, é tratado na Lei Complementar 116/03 que limita a uma lista os serviços que podem ser objeto de tributação. Esta Lei Complementar veio dirimir as controvérsias em relação de onde seria devido o imposto, inclusive para controlar uma prática de muitas empresas que haviam se mudado para cidades vizinhas às grandes metrópoles, onde a alíquota do ISS era muito mais baixa. (CORRETO)

Essa pergunta também está no material:

Resposta da Atividade Extra Covid
2 pág.

Contabilidade Tributária Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo de competência dos estados e incide sobre os serviços prestados pelas empresas – pessoas jurídicas, ou pelos profissionais autônomos, desde que o fato gerador do serviço já não seja de competência tributária do Estado ou da União.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais