Buscar

Quais são as características dos direitos fundamentais em relação às garantias fundamentais? Os direitos fundamentais são de titularidade exclusiva...

Quais são as características dos direitos fundamentais em relação às garantias fundamentais?
Os direitos fundamentais são de titularidade exclusiva das pessoas naturais, decorrentes do princípio da dignidade da pessoa humana.
A igualdade de todos perante a lei repele qualquer prática discriminatória, mesmo que empreendida com propósito afirmativo.
O direito à vida é considerado inviolável, não comportando exceções, sendo inconstitucionais as regras que preveem aborto necessário e sentimental.
A característica principal dos direitos fundamentais é a indivisibilidade, reconhecendo que não comportam divisão no tempo, sendo imprescritíveis.
a) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, independentemente de qualificações profissionais que a lei vier a estabelecer;
b) É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados, dentre outros preceitos, o caráter nacional e o funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
c) O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os estrangeiros residentes do País, os conscritos, durante o período de serviço militar obrigatório, e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
d) São privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Deputado Federal, de Senador, de Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de Ministro de Estado da Defesa.

Essa pergunta também está no material:

3º avaliando aprendizado const I
2 pág.

Direito Constitucional I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pelas características apresentadas, a alternativa correta é a letra A) "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, independentemente de qualificações profissionais que a lei vier a estabelecer".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais