Buscar

A partir de 1950 percebia-se um modelo de Educação Especial que tem efeitos até hoje no que chamamos de Educação Inclusiva. Esse modelo está basead...

A partir de 1950 percebia-se um modelo de Educação Especial que tem efeitos até hoje no que chamamos de Educação Inclusiva. Esse modelo está baseado em diferentes saberes que constituem o contexto educacional: médicos, psicológicos, neurológicos, psiquiátricos, pedagógicos, entre outros, os quais se sobrepõem, esmaecem ou se fortalecem ao produzir os processos educativos.

 

A partir destes diferentes saberes pautando a educação escolarizada na atualidade é possível afirmar que o modelo de Educação Especial e a Educação Inclusiva que temos hoje se imbricam da seguinte forma, considere as assertivas a seguir:

 

I. A Educação Especial institucionalizou os sujeitos considerados anormais.

 

II. A Educação Especial, principalmente nas décadas de 1950 e 60, pautaram-se na ideia de correção e de terapêutica desses sujeitos.

 

III. O modelo de Educação Inclusiva preconiza a exclusão de todos na escola regular.

 

IV. A educação Inclusiva visa atender os sujeitos com deficiência em escolas especiais.

 

 Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I e II.


B) I e IV.


C) I, III e IV.


D) II, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada assertiva: I. A Educação Especial institucionalizou os sujeitos considerados anormais. - Correta. A Educação Especial, principalmente nas décadas de 1950 e 60, institucionalizou os sujeitos considerados anormais. II. A Educação Especial, principalmente nas décadas de 1950 e 60, pautaram-se na ideia de correção e de terapêutica desses sujeitos. - Correta. A Educação Especial, nesse período, estava fundamentada na ideia de correção e terapêutica dos sujeitos considerados anormais. III. O modelo de Educação Inclusiva preconiza a exclusão de todos na escola regular. - Incorreta. A Educação Inclusiva preconiza justamente o oposto, ou seja, a inclusão de todos na escola regular. IV. A educação Inclusiva visa atender os sujeitos com deficiência em escolas especiais. - Incorreta. A Educação Inclusiva visa, na verdade, atender os sujeitos com deficiência em escolas regulares, promovendo a inclusão. Portanto, as assertivas corretas são apenas I e II. A alternativa correta é a letra A) I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais