Logo Passei Direto
Buscar
Quando um empresário licencia o uso de sua marca a outro, prestando-lhe serviços de organização empresarial, com ou sem venda de produtos, mediante remuneração direta ou indireta, sem que fique caracterizado vínculo empregatício, tem-se um contrato de:

a. Compra e venda mercantil.
b. Comodato.
c. Franquia.
d. Corretagem.
e. Comissão mercantil.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as opções apresentadas: a. Compra e venda mercantil - Refere-se à transação de bens, não se encaixa na descrição de licenciamento de marca e serviços. b. Comodato - É um contrato de empréstimo gratuito de bens, não se relaciona com o licenciamento de marcas. c. Franquia - Este é um modelo de negócio onde um empresário (franqueador) licencia sua marca e fornece suporte ao franqueado, que pode incluir serviços de organização empresarial e venda de produtos. Essa opção se encaixa perfeitamente na descrição. d. Corretagem - Refere-se à intermediação de negócios, não se relaciona com o licenciamento de marcas. e. Comissão mercantil - Envolve a venda de produtos em nome de outra pessoa, mas não se refere ao licenciamento de marca. Diante da análise, a alternativa correta é: c) Franquia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Pelo que descreve, tem-se um contrato de franquia (alternativa c). Nesse tipo de contrato, o empresário licencia o uso de sua marca a outro, prestando-lhe serviços de organização empresarial, com ou sem venda de produtos, mediante remuneração direta ou indireta, sem que fique caracterizado vínculo empregatício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pergunta 4
De acordo com o texto da Lei de Franquia Empresarial (Lei 8.955/94), franquia é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, diz a lei, o franqueador também cede o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício. Pode ser considerada uma desvantagem de ser um franqueado:
Resposta Selecionada:
d.
Ter uma autonomia parcial.
Respostas:
a.
Recebimento de treinamento e suporte.
b.
Ser parte de uma corporação.
c.
Ter usufruto dos resultados de P&D.
d.
Ter uma autonomia parcial.
e.
Possuir maior vantagem competitiva.
Feedback da resposta:
Resposta: D
Comentário: ter uma autonomia parcial significa ter pouca flexibilidade. No sistema de franchising, é formatado o sistema operacional do franqueado, que é permanente e constante. O franqueado deve estar ciente de que a condição fundamental para o desenvolvimento da franquia é a independência mútua e o franqueado e o franqueador dividiram tudo, ou seja, até mesmo fracassos e derrotas.

O fluxo entre a indústria e o consumidor está dividido em estruturas de canal de distribuição. Sobre a estrutura de nível 3:

a. A estrutura de canal de nível 3 é o canal mais tradicional de todos, pois envolve distribuidor, representante, varejo e cliente.
b. A indústria repassa aos seus distribuidores, que irão repassar para o varejo exclusivamente, que, por sua vez, atende o cliente final.
c. A fábrica vende o seu produto e a propriedade passa a ser do distribuidor que vai escolher os seus clientes.
d. As empresas conversam diretamente com o consumidor.
e. Os direitos do produto são repassados ao distribuidor, mas ele poderá apenas vender para o varejo.

Podemos dizer que o fluxo logístico é, na verdade, a integração de diversos fluxos menores: os fluxos de materiais (ou produtos) direto e reverso, os fluxos de informações e o fluxo financeiro. Sobre o fluxo de informações:

a. Os participantes do processo trocam informações importantes, definindo toda troca de dados realizada no processo.
b. O consumidor paga ao varejista que, por sua vez, paga o seu fornecedor. É a atividade que gerencia a remuneração da operação de distribuição.
c. São os esforços de comunicação para divulgação do produto, cominando as ações da empresa e do distribuidor para estimular a venda dos produtos.
d. A propriedade do produto passa do fabricante para o varejista e depois para o consumidor final.
e. É o movimento físico do produto – da saída do fabricante à chegada ao consumidor final, passando pelos atacadistas e pelos varejistas, incorpora o estoque e transporte da mercadoria.

Mais conteúdos dessa disciplina