Ed
há 5 meses
Para responder à sua pergunta sobre a avaliação da qualidade da educação e sua mensuração, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Marcada pelo abandono da centralidade no discurso da dialética da potencialidade dos processos educativos, para defender o protagonismo do estudante. - Essa opção sugere uma mudança de foco, mas não aborda diretamente a mensuração da qualidade da educação. b) Um ponto de partida, de apoio, um elemento a mais para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional, ancorada em objetos e expectativas que buscam ajustá-las à aprendizagem dos estudantes. - Esta alternativa enfatiza a avaliação como um suporte para a melhoria contínua, o que é um aspecto importante na mensuração da qualidade. c) Marcada pela competência do professor para incluir no processo aqueles estudantes que se destacam no aprendizado, utilizando essas experiências positivas dos estudantes exitosos para contribuir no sucesso dos demais. - Embora essa opção valorize a inclusão e o aprendizado, não aborda a mensuração da qualidade de forma ampla. d) Um processo sequencial, que já tenha se iniciado no planejamento, fundamentado nos objetos de conhecimentos, os quais devem servir como princípios para os estudantes. - Esta alternativa fala sobre a continuidade do processo de avaliação, mas não menciona a mensuração da qualidade de forma clara. Após analisar as opções, a alternativa que melhor se alinha com a ideia de avaliação como um elemento que contribui para a melhoria da qualidade da educação e sua mensuração é a b).
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra B: "um ponto de partida, de apoio, um elemento a mais para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional, ancorada em objetos e expectativas que buscam ajustá-las à aprendizagem dos estudantes". A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e integrado ao planejamento pedagógico, com o objetivo de identificar as dificuldades dos estudantes e repensar as estratégias de ensino para melhorar a aprendizagem. A avaliação não deve ser vista como um fim em si mesma, mas sim como um meio para aprimorar a qualidade da educação.
Maria Zélia Lopes Ferreira
ano passado
b.
Um ponto de partida, de apoio, um elemento a mais para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional, ancorada em objetos e expectativas que buscam ajustá-las à aprendizagem dos estudantes.
Mais perguntas desse material