Logo Passei Direto
Buscar
É por meio do currículo que se busca alcançar as metas discutidas e definidas coletivamente para o trabalho pedagógico. Desta forma o currículo corresponde então, ao verdadeiro coração da escola, entretanto reafirmamos a necessidade de:

a. Discussões sobre a organização do espaço escolar, que nos permite avaliar o processo educativo e das relações entre o conhecimento científico, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico vivenciado no passado.
b. Permanentes discussões sobre o currículo, que nos permitam avançar na compreensão do processo curricular e das relações entre conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados.
c. Discussões sobre o currículo, que nos permitam compreender o processo de conteúdos, metodologias e avaliações e suas relações entre o conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados.
d. Discussões esporádicas sobre o currículo, que nos permita observar o processo curricular e das relações entre conhecimento sistematizado, escola, cultura, formação individual e o momento histórico que passamos.
e. Discussões do currículo que busque vencer as metas, planejamentos e planos, permitindo reconhecer o processo curricular, as relações da escola, sociedade, espaço, tempo, cultura e relação individual.
User badge image
Matematicamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Parece que você está pedindo para escolher a opção correta. Vamos analisar as alternativas: a. Discussões sobre a organização do espaço escolar, que nos permite avaliar o processo educativo e das relações entre o conhecimento científico, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico vivenciado no passado. b. Permanentes discussões sobre o currículo, que nos permitam avançar na compreensão do processo curricular e das relações entre conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados. c. Discussões sobre o currículo, que nos permitam compreender o processo de conteúdos, metodologias e avaliações e suas relações entre o conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados. d. Discussões esporádicas sobre o currículo, que nos permita observar o processo curricular e das relações entre conhecimento sistematizado, escola, cultura, formação individual e o momento histórico que passamos. e. Discussões do currículo que busque vencer as metas, planejamentos e planos, permitindo reconhecer o processo curricular, as relações da escola, sociedade, espaço, tempo, cultura e relação individual. A opção correta é a letra c. Discussões sobre o currículo, que nos permitam compreender o processo de conteúdos, metodologias e avaliações e suas relações entre o conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o estudo do Currículo:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Bobbit, (1918), transfere o modelo de organização de Frederick Taylor para a escola, que deveria agora funcionar de acordo com os princípios da administração científica, necessitando, pois, do estabelecimento de padrões.
( ) Em 1949, este modelo adquire hegemonia no campo curricular norte americano e influencia o Brasil. Ainda que hegemônica essa concepção encontra se o objeto incorporado é válido como contraponto teóricos considerados progressistas.
( ) As teorias críticas surgem já na década de 1960, com profundas alterações nos fundamentos da teoria tradicional, que passa a ser questionada com a emergência dos movimentos sociais e culturais mundiais de contestação política e de denúncias ao capitalismo.
Assinale a alternativa correta:
V-F-V
a. V-F-F
b. F-F-F
c. V-V-V
d. F-V-V
e. V-F-V

Durante muitas décadas, buscou-se a causa do fracasso ou do sucesso dos alunos em fatores exteriores a escola, como a renda ou o nível cultural da família dos alunos, no entanto após os anos 70, os estudos no campo do currículo passaram a questionar:

a. Os conteúdos curriculares e a forma como eram organizadas as turmas e os professores possibilitando a aprendizagem dos alunos, que geralmente tinham um baixo rendimento escolar.
b. Os conteúdos curriculares e a forma como eram direcionadas as ações extracurriculares e que possibilitavam a frequência escolar e participação dos alunos, que geralmente tinham baixo rendimento escolar.
c. Os conteúdos curriculares, o processo de seleção dos alunos e as suas possibilidades de aprendizagem, evitando o baixo rendimento escolar.
d. Os conteúdos curriculares e a forma como eram ministrados os conteúdos e que possibilitavam a aprendizagem dos alunos da camada populares, que geralmente tinham um baixo rendimento escolar.
e. Os conteúdos curriculares e a sua organização no processo de ensino aprendizagem, garantindo a aprendizagem de alguns alunos, que geralmente tinham um baixo rendimento escolar.

Quando falamos na construção histórica do currículo podemos afirmar que:
I – Ainda não temos acentuado o que o currículo constitui, nos dias de hoje.
II – O quanto o currículo constitui, nos dias de hoje, tema de importância crucial para professores, gestores, pesquisadores, estudantes, pais e políticos.
III – Nos sistemas educacionais e nas escolas, inúmeros têm sido os esforços por elaborar conteúdos e propostas pedagógicas que venham a favorecer a construção de uma escola de qualidade.
IV – Nos sistemas educacionais e nas escolas, inúmeros têm sido os esforços por elaborar conteúdos curriculares que venham a favorecer a construção de uma escola de qualidade no país.
Assinale a alternativa correta:

a. Nenhuma das alternativas está correta.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I está correta

Conceituar currículo no âmbito educacional pode ser tarefa árdua, pois assim como o próprio currículo, a conceituação deste artefato está medida por concepções de:

a. Sociedade, multiculturais, gêneros, lazer, esporte, distintos ao grupo que o estuda e defende.
b. Sociedade, educação, lazer, espaço e multiculturais.
c. Sociedade, educação, cultura, distintos em cada grupo que o estuda e defende.
d. Sociedade, educação, esporte, lazer, diversão e cultura.
e. Sociedade, educação, cultura, coletividade, lazer e entretenimento.

Nas teorias pós-críticas, o currículo é entendido com algo que gera uma referência de gêneros. De acordo com as teorias pós-críticas, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Posicionam-se na busca por um currículo multicultural (identidade, alteridade e diferença). ( ) Currículo que implica na capacidade de entender, respeitar, apreciar a outra cultura mesmo está sendo a cultura diferente. ( ) São teorias baseadas nas ideias de aceitação, de prestígio e familiaridade amigável entre e com as diversas culturas existentes. Assinale a alternativa correta:

a. F-V-V
b. V-V-V
c. F-F-F
d. V-F-F
e. V-F-V

O Currículo vem do latim curriculum, que possui vários sentidos: corrida, lugar onde se corre, carreira, liça, hipódromo, carro usado nos jogos do circo, proveniente do verbo latino currere (correr, enquanto verbo intransitivo; percorrer, enquanto verbo transitivo). Para além de sua curiosidade fonológica ou até filológica, permite-nos verificar, por sua raiz etimológica, no entanto, quais as ideias centrais do currículo segundo o estudioso português José Pacheco:

a. Uma de sequência ordenada, outra de noção de totalidade de estudos.
b. Uma de trajetória, a outra de noção de tempo, organização.
c. Uma de trajetória e a outra de jornada e caminho.
d. Uma de sequência de estudos e outra de noção de aprendizagem.
e. Uma de organização de percurso, outra de lugar, ponto de partida do conhecimento.

Sobre o estudo do Currículo: Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Bobbit, (1918), transfere o modelo de organização de Frederick Taylor para a escola, que deveria agora funcionar de acordo com os princípios da administração científica, necessitando, pois, do estabelecimento de padrões. ( ) Em 1949, este modelo adquire hegemonia no campo curricular norte americano e influencia o Brasil. Ainda que hegemônica essa concepção encontra se o objeto incorporado é válido como contraponto teóricos considerados progressistas. ( ) As teorias críticas surgem já na década de 1960, com profundas alterações nos fundamentos da teoria tradicional, que passa a ser questionada com a emergência dos movimentos sociais e culturais mundiais de contestação política e de denúncias ao capitalismo. Assinale a alternativa correta:

a. V-F-V
b. V-F-F
c. V-V-V
d. F-F-F
e. F-V-V

Durante muitas décadas, buscou-se a causa do fracasso ou do sucesso dos alunos em fatores exteriores a escola, como a renda ou o nível cultural da família dos alunos, no entanto após os anos 70, os estudos no campo do currículo passaram a questionar:

a. Os conteúdos curriculares e a forma como eram ministrados os conteúdos e que possibilitavam a aprendizagem dos alunos da camada populares, que geralmente tinham um baixo rendimento escolar.
b. Os conteúdos curriculares e a forma como eram organizadas as turmas e os professores possibilitando a aprendizagem dos alunos, que geralmente tinham um baixo rendimento escolar.
c. Os conteúdos curriculares e a forma como eram direcionadas as ações extracurriculares e que possibilitavam a frequência escolar e participação dos alunos, que geralmente tinham baixo rendimento escolar.
d. Os conteúdos curriculares, o processo de seleção dos alunos e as suas possibilidades de aprendizagem, ev

Dentre os instrumentos da organização do trabalho escolar temos o Currículo que exprime e busca:
Concretizar apenas as intenções dos sistemas educacionais, não evidenciando o plano cultural como modelo de escola.
Intenções que personalizam o processo educativo como um modelo significativo para a sociedade.
Organizar um sistema educacional e um plano educacional e cultural.
Concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola definido pela sociedade.
Intenções do plano cultural, social, psicológico e ambiental.
a.
b.
c.
d.
e.

Mais conteúdos dessa disciplina