Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica Clínica

Colégio Objetivo
(EBSERH-HUJM-AOCP- 2014- farmacêutico) Uma mulher de 81 anos, diabética, foi encontrada desacordada em sua residência e imediatamente levada para o hospital. Ao chegar na emergência, realizou-se exame de glicemia capilar, sendo resultado igual a 535 mg/dL. Também foram encontrados corpos cetônicos urinários. Os médicos iniciaram o tratamento para reverter um provável distúrbio acidobásico, que no caso da paciente seria:

a) lactato
b) Na
c) Cl
d) CO2
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar o contexto clínico apresentado. A paciente é uma mulher diabética com um nível de glicemia muito elevado (535 mg/dL) e a presença de corpos cetônicos urinários, o que sugere um quadro de cetoacidose diabética. Na cetoacidose diabética, ocorre uma acidose metabólica, que é caracterizada por um aumento na produção de ácidos (como os corpos cetônicos) e uma diminuição do bicarbonato no sangue. O tratamento visa corrigir essa acidose, e um dos principais parâmetros a serem monitorados é o CO2, que está relacionado ao equilíbrio ácido-base. Agora, analisando as alternativas: a) lactato - Refere-se a acidose láctica, que não é o caso aqui. b) Na - Sódio, que não é o principal indicador no distúrbio acidobásico. c) Cl - Cloreto, que também não é o principal foco na cetoacidose. d) CO2 - O dióxido de carbono é um componente importante na avaliação do estado acidobásico e é o que se espera monitorar e corrigir em casos de acidose. Portanto, a alternativa correta é: d) CO2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa: a) lactato

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. É correto o que se afirma em:
I. A creatinina é um marcador importante para detectar pequenas mudanças na taxa de filtração glomerular.
II. Valores diminuídos de creatinina sérica indicam a deterioração da função renal, sendo o nível sérico geralmente acompanha a concentração plasmática.
III. Qualquer condição que reduza a velocidade de filtração glomerular promove uma menor excreção de creatinina, com consequente aumento da concentração plasmática.
IV. A diminuição da depuração da creatinina não deve ser utilizada para estimar a taxa de filtração glomerular, uma vez que não é uma técnica sensível.
a) Na gasometria arterial, além das medidas de pH e pressões parciais de gás carbônico e oxigênio, mede-se também a por secreção tubular renal.
b) Ele é produzido pela dissociação de um ácido forte, o ácido carbônico, cuja concentração plasmática varia inversamente à pressão parcial de CO2 no sangue arterial.
c) Em uma acidose metabólica, observa-se aumento na reabsorção renal de bicarbonato.
d) Em uma acidose metabólica, a gasometria arterial deve revelar um aumento na concentração plasmática do íon bicarbonato.

5. A alcalose metabólica acontece quando existe um ganho excessivo de ácidos orgânicos ou uma ingesta incomum de substâncias alcalinas.

a alcalose metabólica caracteriza-se por um pH menor que 7,37 e uma concentração plasmática de HCO3 - menor que 22 mEq/l.
A alcalose respiratória é indicada por um pH baixo acompanhado por uma concentração arterial aumentada de dióxido de carbono.
A acidose respiratória acontece quando o excesso de ácido é ingerido ou criado ou quando os rins são incapazes de reter íon bicarbonato.
Hiperventilação provoca alcalose respiratória, que está presente quando um pH alto é acompanhado por uma concentração sanguínea de dióxido de carbono baixa.

Mais conteúdos dessa disciplina