Buscar

Jean-Paul Sartre (1905-1980) é conhecido por ser representante do existencialismo. Sua frase “a existência humana precede a essência” representa be...

Jean-Paul Sartre (1905-1980) é conhecido por ser representante do existencialismo. Sua frase “a existência humana precede a essência” representa bem a corrente filosófica à qual ele está ligado. São dele também as célebres frases: “o homem está condenado a ser livre” e “o homem é lançado e abandonado no mundo”. O que o existencialismo e Sartre defendem, portanto, é que :

a. O ser humano não nasce com uma essência que lhe impõe as regras a seguir, mas, sim, com a liberdade de ter que fazer as próprias escolhas, e é assim que ele define quem é ou será.
b. O ser humano precisa saber primeiro quem ele é para depois passar a ter consciência do que ele foi.
c. O movimento de abandono da religiosidade por parte das pessoas, desde o final do século XIX, colocou-as diante de uma profunda desilusão, ficando, elas, sozinhas para decidir o que fazer.
d. Tudo o que importa ao ser humano é o existir, não importando quem ele é, foi ou será; tais preocupações pertenciam à religiosidade e à filosofia moderna, mas não ao existencialismo.
e. O homem nasce com um instinto, assim como os animais.

Essa pergunta também está no material:

Questionários 1 e 2
6 pág.

História do Pensamento Filosófico Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: a. O ser humano não nasce com uma essência que lhe impõe as regras a seguir, mas, sim, com a liberdade de ter que fazer as próprias escolhas, e é assim que ele define quem é ou será.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais