Buscar

O pericárdio pode ser compreendido como pericárdio visceral (epicárdio) e pericárdio parietal. O epicárdio é o revestimento seroso ou mesotelial do...

O pericárdio pode ser compreendido como pericárdio visceral (epicárdio) e pericárdio parietal. O epicárdio é o revestimento seroso ou mesotelial do miocárdio. Apresenta-se coberto externamente por mesotélio pavimentoso simples apoiada em delgada camada conjuntiva. […] O pericárdio parietal, recobrindo o visceral, limita um espaço denominado saco pericárdico. Este contém pequena quantidade de líquido seroso, suficiente para lubrificar e permitir fácil movimentação da parede cardíaca contra seu revestimento.”

Fonte: SANTOS, R. L.; ALESSI, A. C. Patologia Veterinária. 1. ed. São Paulo: Roca, 2014.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre doenças pericárdicas, pode-se afirmar que em animais domésticos:

  1. a pericardite fibrinosa se caracteriza por apresentar exsudato supurativo abundante e fétido.
  2. a reticulopericardite traumática em bovinos tem relação com a ingestão de corpos estranhos metálicos e tem evolução rápida.
  3. o aspecto de “pão com manteiga” é característico de pericardites purulentas.
  4. no hidropericárdio, o acúmulo do transudato é rápido, ocorrendo tamponamento cardíaco e morte súbita.
  5. a ruptura de hemangiossarcoma atrial em caninos causa acúmulo de sangue abrupto no saco pericárdico e tamponamento cardíaco.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as informações fornecidas e o conteúdo estudado sobre doenças pericárdicas em animais domésticos, a alternativa correta é a número 4: "no hidropericárdio, o acúmulo do transudato é rápido, ocorrendo tamponamento cardíaco e morte súbita."

0
Dislike1
User badge image

DudaOMaisLindo

esta errado a correcao diz que é a 5

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais