Buscar

(COPEVE - UFA 2013) Alterações fisiológicas próprias do envelhecimento, presença de doenças crônicas e de fatores relacionados à história social e ...

(COPEVE - UFA 2013) Alterações fisiológicas próprias do envelhecimento, presença de doenças crônicas e de fatores relacionados à história social e ambiental podem interferir negativamente no estado nutricional do idoso. No que se refere às estratégias de intervenção dietética para esse grupo populacional:
I. A xerostomia afeta grande parte dos idosos e altera significativamente a ingestão de nutrientes.
II. Na presença de disfagia com perda de peso recomendam-se o uso de sopas liquidificadas espessadas e o aumento da densidade energética da dieta.
III. Deve-se aumentar a oferta de sal, pois os idosos costumam recusar refeições por terem menor capacidade de detectar o sal das preparações.
IV. Os líquidos devem ser evitados imediatamente antes ou durante as refeições, pois prejudicam a ingestão e podem fazer com que o idoso coma menos.
V. Enfatizar o consumo de alimentos fontes de cálcio, vitamina C, ácido fólico e vitamina B12.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

AV2 geriatria
4 pág.

Avaliação Nutricional I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I. A xerostomia afeta grande parte dos idosos e altera significativamente a ingestão de nutrientes. - Correto. A xerostomia, ou boca seca, é comum em idosos e pode afetar a ingestão de nutrientes. II. Na presença de disfagia com perda de peso recomendam-se o uso de sopas liquidificadas espessadas e o aumento da densidade energética da dieta. - Correto. Em casos de disfagia, recomenda-se a adaptação da consistência dos alimentos e o aumento da densidade energética da dieta. III. Deve-se aumentar a oferta de sal, pois os idosos costumam recusar refeições por terem menor capacidade de detectar o sal das preparações. - Incorreto. A recomendação é, na verdade, reduzir a oferta de sal devido aos riscos associados ao consumo excessivo de sódio. IV. Os líquidos devem ser evitados imediatamente antes ou durante as refeições, pois prejudicam a ingestão e podem fazer com que o idoso coma menos. - Correto. Evitar líquidos antes ou durante as refeições pode ajudar na ingestão alimentar. V. Enfatizar o consumo de alimentos fontes de cálcio, vitamina C, ácido fólico e vitamina B12. - Correto. Esses nutrientes são importantes para a saúde dos idosos. Portanto, a alternativa correta é: I, II, IV e V, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais