Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a única alternativa correta em relação ao processo de termorregulação: A condução representa maior forma de ganho de calor durante o esporte. A irradiação sempre direciona calor para fora do corpo durante o esporte. A convecção representa maior forma de perda de calor durante o esporte. Ambientes de extrema umidade prejudicam perda de calor por evaporação, ao contrário de locais mais secos. A evaporação é capaz de aumentar consideravelmente o calor durante o esporte.
User badge image
marlyane damasco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A alternativa correta em relação ao processo de termorregulação é: "Ambientes de extrema umidade prejudicam perda de calor por evaporação, ao contrário de locais mais secos." Em ambientes úmidos, a evaporação do suor é dificultada, o que pode levar a um aumento da temperatura corporal durante a prática esportiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A única alternativa correta em relação ao processo de termorregulação é: A convecção representa maior forma de perda de calor durante o esporte. Durante a prática de atividades físicas, o corpo humano produz calor e precisa eliminá-lo para manter a temperatura corporal adequada. A convecção é a transferência de calor por meio do movimento de um fluido, como o ar, que passa pelo corpo e leva o calor para fora. Por isso, a convecção é a maior forma de perda de calor durante o esporte. As outras alternativas estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao praticar exercícios físicos em uma academia, no verão, em uma sala não climatizada e sem ventilador, com uma temperatura ambiente próximo dos 30° C, qual o mecanismo de perda de calor corporal mais eficiente?
Condução
Evaporação
Irradiação
Não haverá perda de calor.
Convecção

No que se refere às propriedades metabólicas e contráteis, o músculo esquelético contém diferentes tipos principais de fibras, que diferem quanto aos mecanismos primários que utilizam para produzir ATP.
A esse respeito, assinale a opção correta.
As fibras do tipo IIb (ou IIx) são brancas, de contração rápida e alta capilarização, comparativamente aos demais tipos.
As fibras musculares do tipo II contêm mais mioglobina, que as fibras do tipo I, o que confere a cor vermelha às fibras musculares.
As fibras do tipo IIb (ou IIx) apresentam contração rápida, alta resistência à fadiga e alto conteúdo de glicogênio, comparativamente aos demais tipos.
As fibras musculares do tipo I, também denominadas fibras de contração lenta, em comparação às do tipo II, apresentam capacidade glicolítica menos desenvolvida, maior número de mitocôndrias e alta resistência à fadiga.
As fibras do tipo I são também denominadas fibras lentas, e as fibras do tipo IIb (ou IIx) têm características intermediárias, ou seja, entre as do tipo I e as do tipo IIa.

A alimentação e demanda nutritiva para mulheres que realizam atividades físicas de elite deve ser diferenciada das mulheres adultas que não prática essas atividades. Sobre planejamento esportivo e dietético da mulher atleta, analise as afirmativas abaixo.
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I - Uma dieta cuja disponibilidade energética é insuficiente pode causar desequilíbrio do ciclo menstrual ou antecipar a menopausa em mulheres adultas.
II - Uma dieta cuja disponibilidade energética é insuficiente pode causar antecipação da menarca em adolescentes.
III - Uma dieta cuja disponibilidade energética é insuficiente associado ao treino intenso e ao descanso inadequado podem gerar problemas hormonais.
Apenas a afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.

Carboidratos e gorduras são nutrientes que fornecem a energia necessária às atividades do dia a dia. Com relação à alimentação e à nutrição de crianças e adolescentes que praticam esportes, analise as asserções I e II.
Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.
I - A demanda nutricional de carboidratos é diferenciada para crianças e adolescentes que praticam esportes, sendo recomendado o consumo diário: 3 a 5g/Kg de peso e mediante atividades físicas com duração acima de 1 hora o consumo deverá ser de 1 a 1,5g/Kg de peso/hora de treino.
II - O organismo crianças e adolescentes que praticam esportes necessitam de maior consumo energético para síntese e reposição de glicogênio nos músculos afim de evitar fadiga muscular.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.
As asserções I e II são falsas.

Sobre o consumo de glutamina, assinale a única alternativa correta:
A suplementação de glutamina combinada com glutamato parece ser mais eficiente em atletas de elite.
A ingestão de doses de 0,05g/Kg de peso/dia é indicada para aumento de massa livre de gordura em atletas de força.
A suplementação de glutamina após o treino de força ou endurance é capaz de reparar microdanos musculares induzidos pelo exercício, por conta do aumento do influxo de proteínas musculares.
A suplementação isolada de glutamina não costuma ser eficiente em indivíduos que não apresentam estímulo à degradação e insuficiência/deficiência desse aminoácido. Muito disso devido a sua extrema concentração na corrente sanguínea e no músculo esquelético.
Atletas de elite, com dietas hiperglicídicas, devem necessariamente ingerir glutamina isolada devido ao alto grau de degradação desse aminoácido nessas condições dietéticas.

(Polícia Civil/PA - 2009) As federações esportivas adotam uma lista de classes das substâncias dopantes e métodos para a sua identificação. A respeito da identificação de casos de doping nos esportes, julgue os itens subsequentes:
I. Os agentes anabólicos, os hormônios diuréticos e os glicocorticoides são considerados substâncias proibidas. II. Os testes analíticos de identificação das substâncias proibidas identificam os fármacos inalterados ou seus metabólitos presentes nas amostras biológicas obtidas. III. A identificação das substâncias proibidas presentes na urina é uma análise quantitativa para todas as substâncias químicas. IV. A análise toxicológica de triagem deve fornecer resultados rápidos, específicos, com alta sensibilidade, e abranger um maior número de substâncias de interesse. Podem ser realizados, nesta categoria, os ensaios de cromatografia (tanto em fase gasosa como em fase líquida) e imunoensaios. V. A análise toxicológica de confirmação é realizada por ensaios como espectrometria de massa associada a cromatografia em fase gasosa ou cromatografia líquida. A quantidade de itens certos é igual a:
1
4
5
2
3

Mais conteúdos dessa disciplina