Buscar

JBC, 66 anos, está internado pela 3ª vez em um ano. Portador de Doença de Chagas, diagnosticada há mais de 20 anos, costuma dizer que seu coração é...

JBC, 66 anos, está internado pela 3ª vez em um ano. Portador de Doença de Chagas, diagnosticada há mais de 20 anos, costuma dizer que seu coração é “grande e fraco”. Muito resistente ao uso correto das medicações, há uma semana não consegue realizar suas atividades, relatando fadiga e falta de ar. Sua família o levou ao pronto-socorro, onde foi internado com diagnóstico de “Insuficiencia cardíaca congestiva descompensada e Doença de Chagas”.

São sinais e sintomas compatíveis com o quadro clínico do paciente:

(alternativa A) Sopro sistólico em foco mitral com irradiação para axila que mascara a 1ª bulha, 4ª bulha (B4), eupneico.
(alternativa B) Cianose em mãos e face, ictus cordis impalpável, sopro (ruflar) diastólico e frêmito em foco mitral.
(alternativa C) (CORRETA) Distensão venosa jugular, 3ª bulha (galope de B3), ortopneia, hepatomegalia, ascite e edema de MMII.
(alternativa D) Dor retroesternal, de forte intensidade, piora com o esforço, sudorese profusa, ansiedade e mal-estar.

Essa pergunta também está no material:

N1 - HAM III 2022 01
12 pág.

Habilidades Médicas Colégio GabaritoColégio Gabarito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no quadro clínico apresentado, os sinais e sintomas compatíveis com o quadro clínico do paciente são: Distensão venosa jugular, 3ª bulha (galope de B3), ortopneia, hepatomegalia, ascite e edema de MMII. Portanto, a alternativa correta é a (C).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais