Buscar

O contexto histórico brasileiro sempre refletiu nas Constituições e, consequentemente, na educação brasileira. Com isso, podemos afirmar que: Duran...

O contexto histórico brasileiro sempre refletiu nas Constituições e, consequentemente, na educação brasileira. Com isso, podemos afirmar que:
Durante o Estado Novo houve um longo período de autoritarismo e repressão. Em todas as áreas sociais, particularmente na educação, houve um enorme retrocesso. As conquistas apresentadas na Carta Constitucional anterior (1934), que nem chegaram a ser colocadas em prática, foram totalmente abandonadas na nova lei.
A educação na monarquia era um direito de todos.
A Constituição de 1937 determinou que fosse criada uma lei específica para a Educação.
A educação nas primeiras constituições republicanas foi um direito que permaneceu includente;
Em 1945, começa a chamada Era Vargas. Uma nova Carta Constitucional foi redigida para acompanhar os novos tempos. Tempos democráticos que se instalavam na vida brasileira, e que traziam alguns direitos sociais. Quanto à educação, o antigo debate dos Pioneiros de 1932 é recuperado em relação a alguns temas.

Essa pergunta também está no material:

Atividades 1 POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4 pág.

Políticas Públicas e Organização da Educação Básica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no contexto histórico apresentado, podemos afirmar que durante o Estado Novo houve um longo período de autoritarismo e repressão. Em todas as áreas sociais, particularmente na educação, houve um enorme retrocesso. As conquistas apresentadas na Carta Constitucional anterior (1934), que nem chegaram a ser colocadas em prática, foram totalmente abandonadas na nova lei.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais