Buscar

B.J.T., 5 anos, sexo feminino, 97 cm, 14 kg, é internada após crise convulsiva. Na avaliação nutricional é verificada baixa estatura e baixo peso p...

B.J.T., 5 anos, sexo feminino, 97 cm, 14 kg, é internada após crise convulsiva. Na avaliação nutricional é verificada baixa estatura e baixo peso para a idade. O diagnóstico é de epilepsia grave. Apesar da criança já fazer tratamento medicamentoso há um ano, ainda não há controle dos episódios de convulsão, sendo indicada alteração da dieta para auxiliar no controle da doença. Sobre o tratamento nutricional e a evolução da doença, podemos afirmar:

a. A epilepsia pode ser caracterizada como crise convulsiva que surge em decorrência de causas agudas como traumatismo cranioencefálico, alteração hidroeletrolítica ou doença concomitante.
b. No início do tratamento com episódios leves de convulsão controlados com medicamento, a condição clínica da paciente deve ser monitorada, pois a paciente pode apresentar hiperglicemia e mal-estar.
c. A dieta deve ser hiperproteica para assegurar o crescimento e desenvolvimento da paciente, evitando a desnutrição.
d. Um dos possíveis efeitos colaterais da dieta cetogênica é a dislipidemia, sendo importante o monitoramento dos níveis séricos de lipídeos.
e. A dieta com triglicérides de cadeia média (TCM) é mais palatável, permitindo uma dieta com uma proporção menor de carboidratos e proteína.

Essa pergunta também está no material:

ED Casos Clínicos AVA Unidade II
10 pág.

Casos Clinicos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. Um dos possíveis efeitos colaterais da dieta cetogênica é a dislipidemia, sendo importante o monitoramento dos níveis séricos de lipídeos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais