K.R.F., sexo feminino, 38 anos, 53 kg, 158 cm, é internada com queixa de náuseas e vômitos. Na história clínica relata ser diabética e hipertensa. Para iniciar o atendimento nutricional, você deve fazer a triagem nutricional. Após a paciente realizar os exames, o médico verifica que ela apresenta IRC (Insuficiência Renal Crônica) e deve realizar tratamento conservador. Sobre o atendimento dessa paciente, podemos afirmar: I- Para verificar o estado nutricional e o estado proteico da paciente, um dos exames que pode ser utilizado por ser um indicador confiável é a proteína carreadora de retinol. II- A NRS 2002 pode ser utilizada por ser um instrumento de fácil aplicação e que indica o risco nutricional de pacientes internados. III- A dieta oferecida para a paciente deve conter 47,7 g/dia de proteína. IV- Na avaliação clínica, você observa que a paciente apresenta xerose e petéquias, indicando deficiência de vitaminas A e C.
a. Estão corretas I, II e III. b. Estão corretas I, III e IV. c. Estão corretas I e II. d. Estão corretas II e IV. e. Estão corretas III e IV.
A litíase renal é a principal causa de obstrução das vias urinárias, sua etiologia envolve diferentes fatores, entre eles os padrões dietéticos. O principal sintoma é a cólica renal, caracterizada por dor intensa. O objetivo da dietoterapia é evitar a formação de cristais e prevenir a formação dos cálculos. Sobre a formação dos cálculos e o cuidado nutricional, podemos afirmar: I- A ingestão de vitamina C deve ser restrita (menor que as recomendações), pois quarenta por cento do oxalato urinário se origina do ascorbato alimentar. II- A produção de oxalato em nível intestinal pode ser aumentada pelo consumo de alimentos que fermentam e por doenças que resultam a. Estão corretas I e II. b. Estão corretas I e III. c. Estão corretas II e III. d. Estão corretas I, II e III. e. Estão corretas II, III e IV.
Em má absorção, assim deve-se evitar a ingestão excessiva de alimentos que fermentam no tratamento da litíase renal. III- A cólica renal ocorre quando os cálculos causam obstrução das vias urinárias ou quando os cálculos se deslocam na tentativa de serem expelidos. IV- A maioria dos cálculos renais é formada por sais de cálcio, entre eles o mais frequente é o cálculo de oxalato de cálcio, que depende do pH urinário para que ocorra a sua formação.
a. Estão corretas I, II e IV. b. Estão corretas I, III e IV. c. Estão corretas I e II. d. Estão corretas II e III. e. Estão corretas III e IV.