Buscar

? Segundo a organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF), aquecimento global é o aumento da temperatura média dos ocea

Segundo a organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF), aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). O efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada é composta principalmente por gás carbônico (CO2), metano (CH4), N20 (óxido nitroso) e vapor d'água. O efeito estufa é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ele o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.

Normalmente parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletida e retorna diretamente para o espaço, outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superficie terrestre e uma parte é retida por esta camada de gases que causa o chamado efeito estufa. O problema não é o fenômeno natural, mas o agravamento dele.

Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.

Sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, avalie as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas.

I. As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas.

Il. As variações na radiação solar recebida em função da distância Terra-Sol são pequenas, entretanto, a distribuição da radiação solar na Terra pode variar dependendo das correntes oceânicas e dos ventos. Além disso, desde a Revolução Industrial, a emissão de GEE tem se intensificado consideravelmente.

Acerca das assertivas, assinale a alternativa correta.

A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a Il é uma proposição falsa.

B - As asserções I e Il são proposições verdadeiras, e a Il é uma justificativa da l.

C- As asserções I e Il são proposições verdadeiras, mas a Il não é uma justificativa da I.

D - A asserção l é uma proposição falsa, e a ll é uma proposição verdadeira.

E - As asserções l e ll são falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais