Buscar

Com o surgimento da fotografia no século XIX, esta exerceu grande influência nos rumos tomados pela pintura, influência marcante no movimento impre...

Com o surgimento da fotografia no século XIX, esta exerceu grande influência nos rumos tomados pela pintura, influência marcante no movimento impressionista, isto porque:

os impressionistas não utilizavam as cores puras e dissociadas, daí a importância dos conhecimentos gerados pela fotografia.
os artistas impressionistas não conseguiam registrar as tonalidades que os objetos adquiriam com os reflexos da luz solar em momentos diferentes do dia, isto foi resolvido com as técnicas fotográficas.
provocou um acelerado progresso técnico que resultou na redução dos tempos de exposição das imagens e na maior precisão de captação da imagem, logo a pintura estava livre de seu compromisso de representação da realidade.
no Impressionismo o problema das sombras foi resolvido com técnicas fotográficas, passaram a ser escuras ou pretas e não luminosas e coloridas como os pintores costumavam representá-las no passado.
as obras impressionistas se mantinham fiéis aos princípios da pintura acadêmica, princípios reforçados com as técnicas fotográficas.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO PARCIAL - ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
4 pág.

Estética e História da Arte Contemporânea Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A fotografia exerceu grande influência nos rumos tomados pela pintura, influência marcante no movimento impressionista, isto porque provocou um acelerado progresso técnico que resultou na redução dos tempos de exposição das imagens e na maior precisão de captação da imagem, logo a pintura estava livre de seu compromisso de representação da realidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais