Buscar

Leia a seguinte afirmação: “A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes à surdez e à língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante ...

Leia a seguinte afirmação: “A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes à surdez e à língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo, especialmente, no contexto escolar, reafirmando o papel desta língua no processo de desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do surdo, bem como da aprendizagem da escrita da língua oral, como segunda língua”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. p. 285. De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, as políticas linguísticas preconizam o acesso à produção cultural produzida aos surdos. Sobre essa temática, é correto afirmar que:
O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras.
A No processo de alfabetização dos surdos, dois acessos são considerados os mais importantes: vídeos e a língua portuguesa. Desde cedo é necessário que os surdos dominem os dois sistemas de fala e escrita para estarem inseridos na multiculturalidade.
B Todas as crianças surdas, logo ao nascerem, já possuem acesso aos processos e produtos que determinados grupos de surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual (Cultura Surda).
C Para melhor se efetivar o processo de alfabetização de surdos, deve-se iniciar o ensino-aprendizagem pela língua portuguesa oral para, depois, utilizar-se da língua de sinais.
D A família não se responsabiliza no que tange ao ensino dos filhos surdos. Então, não há necessidade de se envolver na busca para seus direitos linguísticos serem respeitados.
E O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras.

Essa pergunta também está no material:

Educação e Surdez
6 pág.

Libras - Pedagogia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, a alternativa correta é a letra A: "O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras." Isso está alinhado com a importância da língua de sinais no processo de desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do surdo, conforme mencionado no texto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais