Buscar

Dentre os diversos aspectos éticos envolvidos no atendimento a pacientes psiquiátricos um tema de especial complexidade diz respeito à internação e...

Dentre os diversos aspectos éticos envolvidos no atendimento a pacientes psiquiátricos um tema de especial complexidade diz respeito à internação e tratamentos involuntários. Neste sentido, a legislação brasileira tem tido o seguinte posicionamento:
Permite a internação involuntária quando a família considerar que sua capacidade de lidar com o paciente atingiu seu ponto máximo.
Permite a internação involuntária apenas em casos de moradores de rua, indigentes e viciados em drogas sem residência ou ocupação definidas.
Acompanha a legislação americana que autoriza a internação involuntária em regime emergencial, quando o paciente representar riscos para si ou para outros.
Acompanha a legislação europeia que autoriza a internação e os tratamentos involuntários em qualquer pessoa maior de idade.
Não autoriza a internação involuntária em nenhuma circunstância e permite ao Ministério Público representar contra a instituição ou o profissional que o fizer.

Essa pergunta também está no material:

etica e saude
4 pág.

Biomecânica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A legislação brasileira não autoriza a internação involuntária em nenhuma circunstância e permite ao Ministério Público representar contra a instituição ou o profissional que o fizer.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais