Buscar

A figura a seguir ilustra o posicionamento da agulha de Verres na cavidade peritoneal, com o objetivo de promover-se o pneumoperitônio. A prática p...

A figura a seguir ilustra o posicionamento da agulha de Verres na cavidade peritoneal, com o objetivo de promover-se o pneumoperitônio. A prática pode ser complicada pela ocorrência de enfisemas, pneumomediastino e pneumotórax. Consideram-se medidas de prevenção destas complicações:

(A) elevação do plano musculoaponeurótico do abdome, sondagem vesical e sondagem nasogástrica.
(B) teste da gota com solução salina, insuflação lenta do gás carbônico, utilização de agulhas com ponta retrátil.
(C) manutenção da distância de 6 cm de cicatrizes abdominais, evitando-se movimentos intempestivos durante a punção, orientação da pressão no sentido da pelve.
(D) posicionamento da agulha sob visão direta, realização da punção na região infraumbilical, orientação da pressão no sentido do epigástrio.

Essa pergunta também está no material:

Casos Clínicos e Questões
9 pág.

Clínica Cirúrgica Fundação Universidade do Estado de Santa CatarinaFundação Universidade do Estado de Santa Catarina

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (B) teste da gota com solução salina, insuflação lenta do gás carbônico, utilização de agulhas com ponta retrátil. Essas medidas ajudam a prevenir complicações durante a prática de pneumoperitônio.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando