Logo Passei Direto
Buscar
Marque V para verdadeiro e F para falso para as assertivas abaixo, de acordo com o conteúdo do trecho a seguir.
Somente na década de 1970, o ensino das Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau, que atualmente correspondem ao ensino fundamental. Naquele contexto, o modelo de ensino era tradicional e as aulas de ciências correspondiam a práticas:
( ) contextualizadas, em que aluno e professor construíam seus conhecimentos com pesquisa e experiências.
( ) basicamente de cópia de textos escritos no quadro e de leitura de livros didáticos.
( ) em que o professor fornecia questionários para os alunos estudarem os temas trabalhados em sala de aula.
( ) em que a aula era embasada nos saberes do professor e o aluno deveria se comportar como um silencioso expectador.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta:

a) V / F / F / F
b) V / F / V / F
c) F / V / V / V
d) F / V / F / F
e) F / F / V / F
User badge image
Pedagogiando

há 3 anos

User badge image
Pedagogiando

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das assertivas de acordo com o trecho apresentado: ( ) contextualizadas, em que aluno e professor construíam seus conhecimentos com pesquisa e experiências. É falsa (F). O trecho menciona que o modelo de ensino era tradicional, o que indica que não havia essa construção conjunta de conhecimento. ( ) basicamente de cópia de textos escritos no quadro e de leitura de livros didáticos. É verdadeira (V). O modelo tradicional de ensino frequentemente envolvia a cópia de textos e a leitura de livros didáticos. ( ) em que o professor fornecia questionários para os alunos estudarem os temas trabalhados em sala de aula. É verdadeira (V). Embora não seja a principal característica do ensino tradicional, essa prática pode ocorrer, mas não é a essência do modelo mencionado. ( ) em que a aula era embasada nos saberes do professor e o aluno deveria se comportar como um silencioso expectador. É verdadeira (V). O ensino tradicional geralmente envolve o professor como a principal fonte de conhecimento, com os alunos em um papel passivo. Portanto, a sequência correta é: F / V / V / V. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) F / V / V / V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A resposta correta é: b) V / F / V / F

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É possível estudar astronomia com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental? Sobre isso, considere as assertivas a seguir:
I. O estudo não é recomendado pela BNCC por conter vários níveis de difícil compreensão por parte da criança.
II. Sim, a astronomia permite que as crianças investiguem, perguntem e busquem respostas.
III. As crianças manifestam uma curiosidade natural sobre os astros, as estrelas e todos os fenômenos naturais. Essa curiosidade não deve ser desperdiçada pela escola.
IV. Não, o tema é muito amplo para crianças dessa faixa etária que não conseguem compreender as relações de outras ciências presentes na astronomia, como a física.
Estão corretas:
a) As assertivas I e IV.
b) As assertivas II e IV.
c) As assertivas II e III.
d) A assertiva II.
e) A assertiva IV.

O conceito de aula invertida vem ganhando força na educação e pode ser utilizado também no ensino fundamental desde que bem trabalhado por um professor e incluído num projeto educativo. Quais das assertivas a seguir abordam ações que podem ser realizadas nesse conceito de aula invertida?
I. O professor disponibilizará o conteúdo (por meio virtual ou não) e orientará os alunos para que o leiam e estudem antes da aula em que fará a explicação.
II. O professor disponibilizará um tema para os alunos pesquisarem antes da aula em que fará a explicação.
III. Após ministrar a aula sobre seres vivos, o professor levará seus alunos para reforçarem suas aprendizagens no laboratório de Ciências da escola
IV. Após a visita da classe ao museu de história natural (ou a outro museu), o professor pedirá que cada criança faça um registro de sua aprendizagem, por meio de escritas ou desenhos.
Estão corretas:
a) As assertivas II e III.
b) As assertivas I, II e III.
c) As assertivas I e II.
d) As assertivas III e IV.
e) As assertivas I e IV.

Para preservar o cuidado para com as crianças, o que é importante dizê-las quando elas estiverem num laboratório de Ciências? Considere as assertivas a seguir:
I. Que elas estão ali para assistir a demonstrações e não devem mexer em nada.
II. Explicar-lhes as regras de funcionamento dos equipamentos.
III. Experiências que envolverem líquidos químicos devem ser realizadas com luvas de segurança ou manipuladas pelo professor.
IV. Que as crianças precisam seguir as orientações dos cartazes que estão nos laboratórios.
V. Que as crianças estão livres para explorar o que desejarem naquele espaço.
Estão corretas:

a) As assertivas II, III e V.
b) As assertivas III, IV e V.
c) As assertivas I, II e III.
d) As assertivas II, III e IV.
e) As assertivas I, III e IV.

Seguindo a vertente de aulas de Ciências da Natureza, cada vez mais integradas com vivências e a favor de uma educação que leve em conta a articulação entre o mundo real e as práticas desenvolvidas pela escola, quais recursos elencados a seguir podem ser utilizados?
I. Aulas de campo.
II. Aulas expositivas.
III. Questionários.
IV. Aulas de laboratório.
V. Aulas no contraturno escolar.
Estão corretas:

a) As assertivas I, II e V.
b) As assertivas III, IV e V.
c) As assertivas I, III e V.
d) As assertivas III e IV.
e) As assertivas I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina