Buscar

As profissões surgem e se consolidam como tal a partir da necessidade imposta pela sociedade, e da mesma forma ocorreu com o Serviço Social. Durant...

As profissões surgem e se consolidam como tal a partir da necessidade imposta pela sociedade, e da mesma forma ocorreu com o Serviço Social. Durante o processo histórico a profissão passou por grandes transformações, acompanhando o ritmo da sociedade e dotando a profissão de características próprias e bastante especificas. No entanto, é preciso compreender que a construção de um projeto da categoria não esgota ou encerra as possibilidades de renovação futura, mas acompanha a dinâmica das relações sociais. Um momento histórico de grande importância para a profissão foi, sem dúvidas, o movimento de reconceituação, que representa a ruptura com o conservadorismo no interior da categoria profissional e foi fundamental para a construção de novos parâmetros de atuação, ao propor a tradição marxista como matriz de pensamento que fornece as bases da profissão, orientando-a a um novo projeto de formação profissional. Acerca do Projeto Ético-Político sinalize a opção CORRETA:
Devido a sua constituição como “vir a ser” que orienta a ação profissional, processos inerentes à sociedade capitalista, como por exemplo, o avanço do neoliberalismo, não constituem-se em ameaça ou desafio à defesa do Projeto profissional.
Ainda que, historicamente, o Serviço Social tenha sido requisitado pelos interesses das duas classes (burguesia e proletariado), reproduzindo interesses opostos que convivem em tensão, o seu projeto profissional orienta-se aos interesses do capital, demarcando a herança conservadora da profissão.
O Projeto profissional do Serviço Social consiste em um instrumento normativo que unifica os princípios apresentados no Código de Ética e deve ser utilizado como guia para as intervenções a serem realizadas, à medida que fornece a metodologia mais adequada a nível político e ideológico para a atuação nas relações de produção, padronizando o trabalho profissional, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados.
O projeto ético-político do Serviço Social representa o defendido pelo conjunto da categoria, não permitindo perspectivas distintas.
Entendido como identidade coletiva da categoria, ao eleger valores que legitimam socialmente a profissão, o Projeto Ético-Político orienta a ação prática, ao mesmo tempo em que contém em si mesmo a dimensão política, demarcada por interesses sociais, os quais, no caso do Serviço Social exprime-se pela busca pela superação da ordem vigente, na direção de construção de uma nova sociabilidade.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Essa pergunta também está no material:

Prova Eletrônica_ Mundo do Trabalho Capitalismo e Serviço Social AMY I
17 pág.

Antropologia e Sociedade UnidomboscoUnidombosco

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais