Buscar

Em relação às vasculites assinale a correta: a-Dentre as espondiloartrites, a espondilite anquilosante é a mais comum, e a que mais se associa à p...

Em relação às vasculites assinale a correta:

a-Dentre as espondiloartrites, a espondilite anquilosante é a mais comum, e a que mais se associa à presença do gene HLA B27.
b-A artrite psoriásica é rara em pacientes com psoríase cutânea, e ocorre em 2 a 5% dos pacientes, geralmente precedendo o quadro cutâneo.
c- A presença de envolvimento intestinal subclínico nas espondiloartrites caracterizada por uma colite microscópica é muito rara, e geralmente afeta principalmente o duodeno e o jejuno proximal.
d-A uveíte que ocorre na espondilite anquilosante é crônica, posterior, grave e bilateral, e apresenta difícil resposta ao tratamento. A sua presença determina a utilização de imunossupressor como ciclofosfamida oral.
e-Em pacientes com espondiloartrites e comprometimento preferencialmente axial, com múltiplos sindesmófitos, sacroiliite bilateral, lombalgia inflamatória e provas de fase aguda elevada como a proteína C reativa, o uso de sulfassalasina, ciclofosfamida ou ciclosporina é muito efetivo, diferente das drogas imunobiológicas como os anti-TNF.

Essa pergunta também está no material:

Questões Antigas - Compilado II
142 pág.

Medicina Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Dentre as espondiloartrites, a espondilite anquilosante é a mais comum, e a que mais se associa à presença do gene HLA B27. - Correta. A espondilite anquilosante é a espondiloartrite mais comum e está fortemente associada ao gene HLA B27. b) A artrite psoriásica é rara em pacientes com psoríase cutânea, e ocorre em 2 a 5% dos pacientes, geralmente precedendo o quadro cutâneo. - Incorreta. A artrite psoriásica está associada à psoríase cutânea em muitos casos. c) A presença de envolvimento intestinal subclínico nas espondiloartrites caracterizada por uma colite microscópica é muito rara, e geralmente afeta principalmente o duodeno e o jejuno proximal. - Incorreta. O envolvimento intestinal nas espondiloartrites pode ocorrer, mas não é caracterizado por uma colite microscópica que afeta principalmente o duodeno e o jejuno proximal. d) A uveíte que ocorre na espondilite anquilosante é crônica, posterior, grave e bilateral, e apresenta difícil resposta ao tratamento. A sua presença determina a utilização de imunossupressor como ciclofosfamida oral. - Incorreta. A uveíte na espondilite anquilosante pode ser tratada com diferentes abordagens, não sendo necessariamente a ciclofosfamida oral a primeira escolha. e) Em pacientes com espondiloartrites e comprometimento preferencialmente axial, com múltiplos sindesmófitos, sacroiliite bilateral, lombalgia inflamatória e provas de fase aguda elevada como a proteína C reativa, o uso de sulfassalasina, ciclofosfamida ou ciclosporina é muito efetivo, diferente das drogas imunobiológicas como os anti-TNF. - Incorreta. Nas espondiloartrites com essas características, as drogas imunobiológicas como os anti-TNF são frequentemente utilizadas devido à sua eficácia. Portanto, a alternativa correta é a letra A) Dentre as espondiloartrites, a espondilite anquilosante é a mais comum, e a que mais se associa à presença do gene HLA B27.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando