Buscar

Escolar de 10 anos vem a consulta médica trazido pela mãe com queixa de lesão em pé direito com prurido intenso há 7 dias. Relata que brinca em um ...

Escolar de 10 anos vem a consulta médica trazido pela mãe com queixa de lesão em pé direito com prurido intenso há 7 dias. Relata que brinca em um campinho de futebol, descalço (sic). Nega febre, nega outros sintomas. Vacinação em dia, verificada. Alimentação: adequada. AP: 4º filho do casal, nega comorbidades. Moradia: casa de madeira, 4 cômodos, 6 habitantes, presença de saneamento básico. Ao exame: BEG, corado, hidratado, anictérico, acianótico, nutrido, eupneico, P=34kg, E:130 cm. Oroscopia: sem alteração. Otoscopia: sem alteração. ACV: brnf-2t, sem sopro. AP: MV+ bilateral, s/ra. Abdome: RHA+, normotenso, indolor à palpação. Exame físico espacial da pele: presença de lesão eritematosa de aspecto de túnel, tortuoso e avermelhado com aspecto de caminho de +/- 3 cm, com áreas escoriativas. Sem sinais de infecção secundária. A hipótese diagnóstica e o tratamento indicado, neste caso, são:
a) Impetigo crostoso; introduzir antibioticoterapia via oral e usar pomada à base de neomicina.
b) Larva migrans; introduzir tiabendazol ou ivermectina via oral, fazer curativo fechado com tiabendazol pomada e retorno em unidade para reavaliação.
c) Escabiose infectada; entrar com antibioticoterapia via oral por 7 dias e retorno na unidade após tratamento.
d) Molusco contagioso; orientar mãe à cortar as unhas da criança para não fazer lesões em outras partes do corpo e realizar curetagem da lesão.

Essa pergunta também está no material:

Questões para estudo
21 pág.

Pediatria I Universidade do Oeste PaulistaUniversidade do Oeste Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções fornecidas, a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito é a letra b) Larva migrans; introduzir tiabendazol ou ivermectina via oral, fazer curativo fechado com tiabendazol pomada e retorno em unidade para reavaliação. Isso porque os sintomas descritos, como lesão em pé com prurido intenso após brincar descalço em um campo de futebol, são compatíveis com larva migrans, uma infecção causada por parasitas que penetram na pele. O tratamento indicado é a administração de tiabendazol ou ivermectina via oral, juntamente com curativo local e acompanhamento médico para reavaliação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina