Buscar

Francisco, 60 anos, trabalhador rural, encontra-se em tratamento no Ambulatório de Dor do H.R., encaminhado pelo ortopedista, devido queixas de dor...

Francisco, 60 anos, trabalhador rural, encontra-se em tratamento no Ambulatório de Dor do H.R., encaminhado pelo ortopedista, devido queixas de dor lombar e membros inferiores com início há 10 anos, agravamento progressivo, tipo pontada, cansada, escala de dor entre 4 a 7, agrava aos esforços e flexão da coluna vertebral, melhorando em repouso. Após avaliação clínica e exames de imagem, foi diagnosticado Espondilodiscoartrose lombar, tendo sido prescrito: Codeina 30mg de 12/12 h + Diclofenaco 50 mg 8/8 h + Ciclobenzaprina 10mg 1 x ao dia + Amitriptilina 25 mg 1x ao dia. Há 2 meses, vem referindo dor epigástrica em queimação, azia, melena (sangramento intestinal), náuseas, edema de membros inferiores e hipertensão arterial. Foram atribuídos como efeitos colaterais do Diclofenaco (AINH), provenientes de sua atividade sobre a COX-1. Avalie as afirmativas quanto aos possíveis efeitos fisiopatológicos que a inibição da síntese de prostaglandina fisiológica ou constitutiva (COX-1) justifica os sintomas adversos manifestados pelo paciente.
I - Na mucosa gástrica pode inibir a secreção de muco gástrico, bicarbonato e fosfolípide similar ao surfactante, além de alterar a microcirculação da mucosa.
II - Nos rins, a prostaglandina renal (COX-1) promove vasoconstrição com edema de membros inferiores.
III - O risco hemorrágico, como por exemplo, melena no caso da paciente, é devido à inibição da agregação plaquetária, podendo ocorrer até com um décimo da dose terapêutica.
IV - O aumento da pressão arterial (PA) da paciente, deve ser por outra causa, porque o AINE inibindo tanto a COX-1 como COX-2, não provoca aumento da PA.
a) II e IV.
b) III e IV.
c) II e III.
d) I e III.

Essa pergunta também está no material:

COMPILADO GABARITOS 8t 2020 - 1 e 2 Estagios
69 pág.

Saúde do Adulto e do Idoso Universidade do Oeste PaulistaUniversidade do Oeste Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I - Na mucosa gástrica pode inibir a secreção de muco gástrico, bicarbonato e fosfolípide similar ao surfactante, além de alterar a microcirculação da mucosa. - Correto. A inibição da COX-1 pode levar a esses efeitos adversos na mucosa gástrica. II - Nos rins, a prostaglandina renal (COX-1) promove vasoconstrição com edema de membros inferiores. - Incorreto. A prostaglandina renal (COX-1) promove vasodilatação nos rins, não vasoconstrição. III - O risco hemorrágico, como por exemplo, melena no caso da paciente, é devido à inibição da agregação plaquetária, podendo ocorrer até com um décimo da dose terapêutica. - Correto. A inibição da COX-1 pode levar a esse risco hemorrágico. IV - O aumento da pressão arterial (PA) da paciente, deve ser por outra causa, porque o AINE inibindo tanto a COX-1 como COX-2, não provoca aumento da PA. - Incorreto. A inibição da COX-1 pode levar a retenção de sódio e água, contribuindo para o aumento da pressão arterial. Portanto, a alternativa correta é: c) II e III.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image