Buscar

Sobre hereditariedade ligada ou influenciada pelo sexo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01. Um casal de não hemofílicos em que o primeiro...

Sobre hereditariedade ligada ou influenciada pelo sexo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Um casal de não hemofílicos em que o primeiro filho é hemofílico apresenta 25 % de probabilidade de ter uma filha hemofílica.
02. Em um casal em que a mulher é portadora do gene para distrofia muscular do tipo Duchene e o homem normal para a doença, a probabilidade de terem descendentes afetados é de 25 %.
04. Os genes holândricos são responsáveis por transmitirem características restritas ao sexo e estão localizados no cromossomo Y, na porção não homóloga ao cromossomo X.
08. A probabilidade de serem daltônicos os descendentes do sexo masculino de um casal em que o homem é daltônico e a mulher não é daltônica (mas é filha de pai daltônico) é de 1/4.

Essa pergunta também está no material:

Genética questões de vestibulares
149 pág.

Genética Humana Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: 01. Um casal de não hemofílicos em que o primeiro filho é hemofílico apresenta 25% de probabilidade de ter uma filha hemofílica. - ERRADO. A hemofilia é uma condição ligada ao cromossomo X, então a probabilidade de uma filha ser hemofílica é muito baixa, pois ela herdaria um cromossomo X saudável da mãe. 02. Em um casal em que a mulher é portadora do gene para distrofia muscular do tipo Duchene e o homem normal para a doença, a probabilidade de terem descendentes afetados é de 25%. - ERRADO. A distrofia muscular de Duchenne é uma condição ligada ao cromossomo X, então a probabilidade de terem descendentes afetados é maior do que 25%. 04. Os genes holândricos são responsáveis por transmitirem características restritas ao sexo e estão localizados no cromossomo Y, na porção não homóloga ao cromossomo X. - CORRETO. Os genes holândricos são genes localizados no cromossomo Y que são transmitidos exclusivamente de pai para filho. 08. A probabilidade de serem daltônicos os descendentes do sexo masculino de um casal em que o homem é daltônico e a mulher não é daltônica (mas é filha de pai daltônico) é de 1/4. - ERRADO. A daltonismo é uma condição ligada ao cromossomo X, então a probabilidade de um filho do sexo masculino ser daltônico nesse caso é de 50%. Portanto, a alternativa correta é a 04.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina