Buscar

Questão 04 Mulher de 57 anos, hipertensa e tabagista ativa, procura endocrinologista relatando quadro de astenia, fraqueza, ganho de peso e queda d...

Questão 04
Mulher de 57 anos, hipertensa e tabagista ativa, procura endocrinologista relatando quadro de astenia, fraqueza, ganho de peso e queda de cabelo, com início há 2 meses. Nega outros sintomas e uso de medicamentos. Refere IAM há 5 anos, com necessidade de revascularização miocárdica, mas que perdeu seguimento médico, e diante dos sintomas decidiu, por conta própria, realizar exames para avaliar a função da sua tireoide - pensando que esta poderia ser a responsável pelos sintomas -, e obteve os seguintes resultados: TSH 7,2 mUi/L (ref.: 0,4-4,5 mUi/L) e T4L 1,0 ng/dL (ref.: 0,7-1,8 ng/dL). Diante do quadro clínico e resultados laboratoriais, assinale abaixo a opção que contempla a melhor resposta que daríamos a paciente quanto ao seu diagnóstico e tratamento:

A. O diagnóstico é de hipotireoidismo primário e iniciaremos reposição com levotiroxina na dose de 1,6 mcg/kg/dia.
B. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico e iniciaremos reposição com levotiroxina em dose mais baixa pelo histórico de coronariopatia, e provável cardiopatia associada.
C. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico, e devemos procurar outros diferenciais para as queixas da paciente, já que a mesma não possui critérios clínicos para reposição.
D. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico, e devemos compartilhar com a paciente que procederemos com a realização de novos exames como dosagem de anticorpos e US de tireoide para decidir sobre a indicação ou não de levotiroxina.

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 1 2024 PROVA COMENTADA
276 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções fornecidas: A. O diagnóstico é de hipotireoidismo primário e iniciaremos reposição com levotiroxina na dose de 1,6 mcg/kg/dia. B. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico e iniciaremos reposição com levotiroxina em dose mais baixa pelo histórico de coronariopatia, e provável cardiopatia associada. C. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico, e devemos procurar outros diferenciais para as queixas da paciente, já que a mesma não possui critérios clínicos para reposição. D. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico, e devemos compartilhar com a paciente que procederemos com a realização de novos exames como dosagem de anticorpos e US de tireoide para decidir sobre a indicação ou não de levotiroxina. Com base no quadro clínico apresentado, a melhor resposta seria a opção D. O diagnóstico é de hipotireoidismo subclínico, e devemos compartilhar com a paciente que procederemos com a realização de novos exames como dosagem de anticorpos e US de tireoide para decidir sobre a indicação ou não de levotiroxina. Isso porque, diante dos resultados laboratoriais e do quadro clínico da paciente, é importante investigar mais a fundo antes de iniciar a reposição hormonal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais