Buscar

Fêmeas poliéstricas contínuas sadias mantidas sob plano nutricional adequado podem parir três vezes a cada dois anos, com intervalo de oito meses e...

Fêmeas poliéstricas contínuas sadias mantidas sob plano nutricional adequado podem parir três vezes a cada dois anos, com intervalo de oito meses entre os partos, duração da estação de monta de 45 a 60 dias em período de serviço (do parto à concepção) e período de gestação de cinco meses. Durante o período de serviço, considera-se 45 dias para involução uterina e o restante à cópula. Sobre as técnicas reprodutivas, analise as sentenças a seguir:

I- O escalonamento da produção visa atender ao mercado na frequência, quantidade e qualidade requeridas, pode-se dividir os lotes de matrizes do rebanho em diferentes estações de monta e, consequentemente, nascimento, obtendo melhor distribuição dos produtos durante o ano.
II- Estação de monta consiste em colocar os reprodutores junto às fêmeas para serviço durante um período específico, tendo como vantagens a concentração dos nascimentos em curto período, uniformidade das demandas nutricionais das fêmeas e das crias e padronização dos animais para terminação e venda.
III- A inseminação artificial consiste na substituição da monta natural por meios artificiais de fecundação da fêmea, permitindo que um reprodutor possa fertilizar elevado número de fêmeas.
IV- A sincronização do estro é uma forma de controle do ciclo estral por meio de fármacos e/ou procedimentos de manejo capazes de desuniformizar ou desregular o comportamento reprodutivo de um lote de fêmeas. O tempo necessário para que ocorra essa uniformização depende do método utilizado.

Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença IV está correta.