A lipofilicidade é definida pelo coeficiente de partição de uma substância entre uma fase aquosa e uma fase orgânica. Os fármacos que apresentam maior coeficiente de partição, ou seja, têm maior afinidade pela fase orgânica, tendem a apresentar maior taxa de permeabilidade pelas biomembranas hidrofóbicas, apresentando melhor perfil de biodisponibilidade.
Existem características nos fármacos que são importantes para os processos da farmacocinética. O farmacêutico, ao analisar as características de um determinado fármaco, observa atentamente suas fontes de informação sobre lipossolubilidade, Marque o comportamento do fármaco facilitado pela lipossolubilidade.
Grupo de escolhas da pergunta
Facilitar a excreção do fármaco no suco gástrico.
Maior absorção do fármaco pelos diferentes tecidos do organismo.
Melhor excreção do fármaco pela via renal.
Maior ligação às proteínas plasmáticas.
Impedir a reabsorção do fármaco nos túbulos renais.
Ed
há 5 meses
A lipofilicidade de um fármaco está diretamente relacionada à sua capacidade de atravessar biomembranas e ser absorvido pelos tecidos do organismo. Portanto, a opção que melhor representa o comportamento do fármaco facilitado pela lipossolubilidade é: Maior absorção do fármaco pelos diferentes tecidos do organismo. Isso ocorre porque fármacos lipofílicos têm maior afinidade por membranas celulares, que são compostas principalmente por lipídios, facilitando sua permeação.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Ed
ano passado
Analisando as opções fornecidas, a alternativa correta é: "Maior absorção do fármaco pelos diferentes tecidos do organismo." Isso ocorre porque fármacos com maior lipossolubilidade têm maior afinidade pela fase orgânica, o que facilita sua absorção pelos tecidos do organismo.