Buscar

É como fato histórico que a psicologia surge e se desenvolve com acepções diferentes de ciência até os dias de hoje. Fato esse que merece ser ressa...

É como fato histórico que a psicologia surge e se desenvolve com acepções diferentes de ciência até os dias de hoje. Fato esse que merece ser ressaltado porque a psicologia não só não abandonou o projeto de se constituir como ciência, como também porque, antes de ser diagnosticada como sendo não científica, pode-se perguntar se tal diversidade não pode ser elucidada da perspectiva da epistemologia pluralizada. O que se pode dizer, sob essa ótica, é que a elucidação do projeto científico da psicologia se faz à luz de sua constituição histórica. O projeto científico da psicologia é constituído por tensões no âmbito da epistemologia da ciência, da metafísica, da visão de mundo, da ideologia, dos interesses intelectuais, dos contextos acadêmicos. (...) Como história da cultura, a história da psicologia revela, desde seu alvorecer, um universo psicológico pluralístico em expansão. Com essa imagem, a história da psicologia adquire uma perspectiva antropológica. A epistemologia e história da psicologia são epistemologia e história de culturas psicológica.ABIB, José Antônio Damásio. Epistemologia pluralizada e história da psicologia. Sci. stud., São Paulo , v. 7, n. 2, p. 195-208, 2009

Sobre a Psicologia e a sua relação com o método científico e a ciência propriamente dita, podemos afirmar:

A psicologia tem um paradigma só e, dessa forma, os métodos de produção do conhecimento da ciência psicológica convergem para um ponto comum.

A Psicologia, como ciência moderna, surgiu a partir do modelo experimental wunditiano, o qual segue sendo o principal paradigma da Psicologia em tempos atuais. 

A Psicologia, a História e Antropologia são campos que surgem de forma, intrinsecamente, juntas e, por isso, devem ser lidas a luz dos mesmos paradigmas e métodos científicos. 

Historicamente, a Psicologia teve vários movimentos epistêmico-teórico-metodológicos que hoje a tornam um campo da ciência polifônico e diverso. 

Não podemos considerar a psicologia uma ciência posto que lhe faltam métodos e teorias para que se constitua enquanto campo científico. 


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta parece ser um trecho de um texto acadêmico e não uma pergunta direta. Se precisar de ajuda com alguma informação específica desse texto, estou à disposição para ajudar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando