Buscar

Segundo Maria Adailza Martins de Albuquerque (2011, pág.22), os conceitos da Geografia clássica chegaram à escola acompanhados de uma metodologia d...

Segundo Maria Adailza Martins de Albuquerque (2011, pág.22), os conceitos da Geografia clássica chegaram à escola acompanhados de uma metodologia de ensino e análise considerada tradicional que, por muito tempo, manteve o ensino baseado na memorização, sobretudo no período militar brasileiro. E afirma: “As aulas de Geografia ficaram restritas à parte dos conteúdos que interessavam aqueles governos. O que víamos nas salas de aula de todo o país era a continuação das mesmas práticas mnemônicas [...] a preocupação com um país grande, rico de recursos e belezas naturais[...]”. Dito em outras palavras, as práticas escolares eram restritas apenas ao “decorar”. Refletindo sobre essa afirmação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Para determinar e delimitar uma região-paisagem o recurso metodológico era a descrição minuciosa dos aspectos naturais, humanos e culturais do lugar e do povo que o habitava. De tal modo, todo o planeta seria conhecido e delimitado.
( ) Na escola, o ensino das diferentes regiões do planeta se traduziu, por muito tempo, pela memorização de sua formação física (hidrografia, clima, vegetação e relevo) e de seus aspectos humanos (população, tradições e economia). Depois de estudar uma região, partia-se para o estudo de outra, sem que fossem estabelecidas inter-relações entre elas.
( ) O interesse da Geografia nos currículos escolares era delimitados apenas para aprender os limites de um país, cabendo aos estudantes apenas memorizar quais os limites de cada um, com quais outros fazem fronteira, quais suas dimensões, dentre outras características puramente físicas.
( ) O ensino da Geografia servia, sobretudo, para enaltecer as riquezas do país.
a. V-F-V-V
b. F-V-V-V
c. V-V-V-V
d. F-F-V-V