Logo Passei Direto
Buscar

Dietética

ESTÁCIO
A Ficha Técnica de Preparo (FTP) é uma ferramenta importante no cálculo do cardápio. Em relação ao FTP, assinale a alternativa correta. Como a FTP possui a composição centesimal da preparação, é possível combiná-la de tal forma que se obtenha um cardápio equilibrado e balanceado, do ponto de vista nutricional, porém ela não garante que determinada preparação terá sempre o mesmo aspecto físico e sensorial. A implementação da FTP beneficia todas as categorias envolvidas no processo de produção de refeição: facilita o trabalho do profissional de nutrição, promove o aperfeiçoamento dos funcionários e, na medida em que permite controlar o valor energético total e os nutrientes fornecidos, promove a melhoria da saúde da população atendida. Na FTP é possível obter os seguintes dados: per capita, fator de correção e cocção, composição centesimal somente em macronutrientes da preparação, o rendimento e o número de porções. A FTP fornece informações e instruções claras, que orientarão a forma e o uso dos produtos no processo de elaboração de preparações, porém não inclui informação sobre os equipamentos e utensílios. A definição de fatores de correção das preparações facilita o planejamento e a confecção da lista de compras no planejamento de cardápio, porém não influencia no controle de desperdício na unidade de alimentação.
User badge image
Amanda Karla Correia de Araujo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta em relação à Ficha Técnica de Preparo (FTP) é a letra B: "A implementação da FTP beneficia todas as categorias envolvidas no processo de produção de refeição: facilita o trabalho do profissional de nutrição, promove o aperfeiçoamento dos funcionários e, na medida em que permite controlar o valor energético total e os nutrientes fornecidos, promove a melhoria da saúde da população atendida". A FTP é uma ferramenta importante no cálculo do cardápio, pois permite o controle do valor energético total e dos nutrientes fornecidos, além de facilitar o trabalho do profissional de nutrição e promover a melhoria da saúde da população atendida. A FTP também fornece informações sobre per capita, fator de correção e cocção, composição centesimal da preparação, rendimento e número de porções. No entanto, ela não garante que determinada preparação terá sempre o mesmo aspecto físico e sensorial e não inclui informações sobre equipamentos e utensílios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cardápio é a relação das preparações culinárias que compõem uma refeição ou a lista de preparações que compõem todas as refeições de um dia ou período determinado, sendo o veículo de informação, venda e publicidade de qualquer restaurante. Para o sucesso do cardápio planejado deve-se levar em consideração os conhecimentos dos padrões nutricionais e as técnicas dietéticas, a fim de atender às leis da alimentação. Esta adequação deve ocorrer tanto no sentido da manutenção e/ou recuperação da saúde do comensal, quanto visando auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. A respeito do planejamento de cardápios, julgue as afirmativas a seguir:
Estão corretas as afirmativas:
I- O sucesso no planejamento do cardápio depende do conhecimento da população a que se destina.
II- Na elaboração do cardápio considera-se a sazonalidade, harmonia de nutrientes, características sensoriais, variedade e aspectos regionais e culturais.
III- O controle do custo e o uso prioritário dos alimentos da safra são elementos importantes no planejamento do cardápio.
IV- A avaliação da disponibilidade de equipamentos e mão de obra são etapas imprescindíveis do planejamento do cardápio.
I, II, III e IV.
II e IV.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.

Cardápio é definido como lista de preparações culinárias que compõe uma refeição ou lista de preparações que compõem todas as refeições de um dia ou período determinado. Para tal, utiliza-se de padrões nutricionais e reconhecimento das técnicas dietéticas dos alimentos a fim de atender às leis da alimentação.
Analise as combinações de cardápios abaixo e assinale a alternativa com a melhor opção.
Macarrão, almôndegas de carne bovina, salada de legumes (batata, chuchu e cenoura cozidos)
Arroz branco; Feijão; Macarrão com ervilhas; Batata frita; Bife à milanesa e Pudim de leite.
Arroz branco; Feijão; Batata salteada; Batata frita; Frango a passarinho; Salada de repolho e Banana frita.
Macarrão; Angu; Frango com quiabo; Salada de alface e tomate.
Arroz branco; Feijão; Salada de alface, tomate e pimentão amarelo; Abobrinha refogada; Carne vermelha grelhada e Laranja.

Na técnica dietética, o processo de produção de refeições pode ser dividido em etapas como o pré-preparo e preparo de alimentos. De acordo com os conhecimentos adquiridos no estudo da técnica dietética, correlacione os itens descritos na coluna 1 com sua importância e aplicação descritos na coluna 2.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Coluna 1
I. Fator de correção (FC)
II. Fator térmico (FT)
III. Peso Liquido (PL)
IV. Porção (Pç)
V. Peso Bruto (PB)
VI. Per capita (Pc)
Coluna 2
a. Não necessita ser calculado para os alimentos consumidos em sua forma natural ou consumidos crus, como frutas e vegetais (salada);
b. Estimativas incorretas deste indicador podem resultar em aquisição superfaturada de alimentos;
c. Preparação pronta para o consumo para uma pessoa;
d. Peso cru e limpo para uma pessoa;
e. Peso cru e não limpo dos alimentos adquiridos na compra;
f. Peso cru e limpo dos alimentos que serão usados em uma preparação.
I-a II-b III-d IV-e V-f VI-c.
I-a II-b III-c IV-d V-e VI-f.
I-b II-a III-c IV-f V-e VI-d.
I-b II-a III-f IV-c V-e VI-d.
I-c II-e III-d IV-b V-a VI-f.

A pasteurização é um método de conservação dos alimentos muito utilizada em leites e sucos de frutas.
Esse é um método de conservação por:
Frio
Adição de conservantes químicos
Defumação
Desidratação
Calor

Ao determinar as quantidades corretas para comprar e avaliar o custo final do cardápio e evitar perdas ou sobras excessivas, é necessário calcular o Fator de Correção (FC) de cada alimento, especialmente, daqueles que possuem perdas inevitáveis, como cascas, caroços, talos etc.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
FC = fator de cocção + peso líquido
FC = peso líquido / peso bruto
FC = peso bruto / peso líquido.
FC = peso bruto x peso líquido
FC = peso líquido + peso bruto.

Você é o nutricionista responsável pela compra de alimentos de uma UAN (unidade de alimentação e nutrição). Sabendo que o Fator de correção da batata inglesa é igual a 1,15, e que você precisa de 150g de batata crua e limpa (PL) para fazer uma preparação, e servir uma porção de 200 g (porção) de batata por pessoa, responda qual o fator térmico dessa preparação e qual tipo de preparo você acha que foi empregado nesse alimento.
Assinale a opção que contêm a resposta correta.
FT = 0,86 e Batata foi cozida em calor seco.
FT= 1,15 e Batata foi cozida em calor úmido.
FT= 1,16 e Batata foi cozida calor úmido.
FT = 0,75 e Batata foi cozida em calor seco.
FT = 1,33 e Batata foi cozida em calor úmido.

Você é o nutricionista responsável pela compra de alimentos de uma UAN (unidade de alimentação e nutrição). Sabendo que o Fator de correção (FC), também conhecido como Indice de parte comestível (IPC), da batata inglesa é igual a 1,15, e que você precisa de 150g de batata crua e limpa para fazer uma preparação, e servir uma porção de 200 g de batata por pessoa, responda qual a quantidade de batata inglesa deve ser comprada para servir 140 pessoas.
Assinale a opção com a resposta correta:
21,0 Kg.
28,0 Kg.
24,0 Kg.
28,1 Kg.
24,2 Kg.

Mais conteúdos dessa disciplina