Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
2. Observe a tabela de solubilidade abaixo para várias substâncias: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO MANOEL BACELAR ATIVIDADE MONITORES PROFESSORA: Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda Medeiros Componente Curricular: Química Estudante: __________________________________________________________________ 2º ano ___ do ensino médio Classifique o tipo de solução (saturada, insaturada ou supersaturada) que obteremos se adicionarmos essas massas de soluto a 100 g de água, à temperatura de 20ºC: 1. 50 g de NaCℓ; 2. 33,0 g de açúcar; 3. 5,0 g de KCℓ.

a. Saturada, supersaturada, insaturada.
b. Saturada, insaturada, saturada.
c. Insaturada, saturada, supersaturada.
d. Supersaturada, insaturada, saturada.
e. Saturada, saturada, insaturada.
User badge image
Portuguesando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as informações fornecidas: 1. 50 g de NaCl: De acordo com a tabela de solubilidade, 50 g de NaCl é uma quantidade que pode ser completamente dissolvida em 100 g de água a 20ºC, portanto, teremos uma solução saturada. 2. 33,0 g de açúcar: Se considerarmos que o açúcar é solúvel em água, 33,0 g de açúcar também pode ser completamente dissolvido em 100 g de água a 20ºC, resultando em uma solução saturada. 3. 5,0 g de KCl: Se o KCl for solúvel em água, 5,0 g de KCl pode ser completamente dissolvido em 100 g de água a 20ºC, resultando em uma solução saturada. Portanto, a classificação correta seria: b. Saturada, insaturada, saturada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4º A principal característica de uma solução é: a) ser sempre uma mistura homogênea. b) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida. c) ser um sistema com mais de uma fase. d) ser homogênea ou heterogênea, dependendo das condições de pressão e temperatura. e) ser uma substância pura em um único estado físico.

6. (Mackenzie) Qual a concentração, em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4 g de cloreto de sódio em 50 cm3 de água?

a) 200 g/L
b) 20 g/L
c) 0,08 g/L
d) 12,5 g/L
e) 80 g/L

8. (FUC-MT) Na diluição de uma solução, podemos afirmar que:

a. A massa do solvente permanece constante.
b. A massa do soluto permanece constante.
c. O volume da solução permanece constante.
d. A molalidade da solução permanece constante.
e. A molaridade da solução permanece constante.

9. Qual deve ser o volume de água adicionado a 50 cm3 de solução de hidróxido de sódio (NaOH), cuja concentração é igual a 60 g/L, para que seja obtida uma solução a 5,0 g/L?

a. 0,6 L
b. 600 cm3
c. 0,55 L
d. 500 cm3
e. 600 L

10. Calcule o título e a porcentagem em massa de uma solução feita a partir da dissolução de 368 g de glicerina, C3H8O3, em 1600 g de água.

a) t=0,187 t%= 18,7%
b) t=0,189 t%= 18,7%
c) t=0,187 t%= 19,7%
d) t=0,180 t%= 18%

Mais conteúdos dessa disciplina