Logo Passei Direto
Buscar
08 Neste texto, em que predomina a linguagem culta, ocorre também a seguinte marca da linguagem coloquial: a) emprego de hei no lugar de tenho. b) falta de concordância quanto à pessoa nas formas verbais estás, tomares e conta. c) emprego de verbos predominantemente na segunda pessoa do singular. d) redundância semântica, pelo emprego repetido da palavra conta na última estrofe. e) emprego das palavras bagunça e cara.

User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar a marca da linguagem coloquial em um texto que predomina a linguagem culta, vamos analisar as alternativas: a) emprego de hei no lugar de tenho - "Hei" é uma forma coloquial, mas não é a única característica que se destaca. b) falta de concordância quanto à pessoa nas formas verbais estás, tomares e conta - A falta de concordância é uma característica da linguagem coloquial. c) emprego de verbos predominantemente na segunda pessoa do singular - O uso da segunda pessoa pode ser coloquial, mas não é uma marca tão forte. d) redundância semântica, pelo emprego repetido da palavra conta na última estrofe - Redundância não é uma característica típica da linguagem coloquial. e) emprego das palavras bagunça e cara - Essas palavras são claramente coloquiais. Analisando as opções, a alternativa que melhor representa uma marca da linguagem coloquial em um texto que predomina a linguagem culta é a) emprego de hei no lugar de tenho, pois "hei" é uma forma mais informal e coloquial. Portanto, a resposta correta é a) emprego de hei no lugar de tenho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A questão apresenta um texto em que predomina a linguagem culta, mas também possui uma marca da linguagem coloquial. Vamos analisar as opções: a) emprego de hei no lugar de tenho - "Hei" é uma forma verbal mais formal, não caracterizando linguagem coloquial. b) falta de concordância quanto à pessoa nas formas verbais estás, tomares e conta - Isso não representa necessariamente uma marca da linguagem coloquial, mas sim um possível erro gramatical. c) emprego de verbos predominantemente na segunda pessoa do singular - Isso pode ser uma característica da linguagem coloquial, mas não está presente no texto em questão. d) redundância semântica, pelo emprego repetido da palavra conta na última estrofe - Isso não é uma marca específica da linguagem coloquial, mas sim um recurso estilístico. e) emprego das palavras bagunça e cara - O uso de palavras mais informais como "bagunça" e "cara" caracteriza a linguagem coloquial. Portanto, a marca da linguagem coloquial presente no texto é: e) emprego das palavras bagunça e cara.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

03 O último parágrafo permite inferir que a convicção final do narrador é a de que a) a culpa maior está na omissão permanente. b) os atos bem-intencionados são inocentes. c) nenhuma escolha é isenta de responsabilidade. d) não há como discordar da lei do mais forte. e) não há culpa em quem aperfeiçoa as leis da natureza.

Mais conteúdos dessa disciplina